Spectre Type 10 é um Mini com 230 cv e tração traseira

Spectre Type 10 Mini

Transformação equipada com um motor de colocação central Honda K20 estreará no Monterey Car Week.

O Mini Cooper clássico continua a arrebatar corações passados muitos anos e este Type 10 é um bom exemplo disso mesmo. Com ele, a pequena equipa dos carroçadores canadianos da Spectre Vehicle Design quis homenagear o lendário citadino ao mesmo tempo que puxou por uma veia desportiva e luxuosa. Este Mini redefinido e mais polido destaca-se sobretudo pelo motor 2.0 de quatro cilindros, um Honda K20, capaz de debitar 230 cv. O bloco tem colocação central, com um diferencial antideslizamento traseiro e uma caixa manual de seis velocidades. Este carro tem a particularidade de pesar apenas 771 kg com um depósito cheio, o que significa que possui uma relação peso potência ao nível de um supercarro como o Porsche Cayman GT4. O motor foi trabalhado por Ocean Wong, que tem experiência no mundo da competição.

A Spectre esforçou-se por manter a silhueta típica do Mini Cooper desenhado por Sir Alec Issigonis e manteve-se fiel às jantes de 10 polegadas do modelo original, embora tenha feito umas novas jantes Minilite especificamente concebidas para conseguir retirar o ar quente dos travões – ao estilo do BMW E34 M5 “Turbofan”. A acompanhá-las estão discos de travão monobloco com quatro pistões. Para fazer este Type 10, o carroçador recorreu a vários artesãos locais para fazer a carroçaria, mas também para aplicar o couro e madeira (proveniente da ilha de Vancouver) no interior que possui um desenho de inspiração japonesa – já com pouca ligação com o do Mini original. Os bancos possuem um design invulgar e o punho da caixa de velocidades é feito em metal fundido.

Para produzir este Type 10 é preciso que os interessados disponibilizem um carro original para que possa ser transformado. O Type 10 é limitado a 10 unidades, todos com uma especificação única (ao nível de materiais, cores e detalhes de design), sendo que os preços começam nos 154 mil euros. A sua estreia está agendada para o Carmel Concours que acontecerá no Monterey Car Week, na próxima semana.

Deixe um comentário

*