Porsche poderá avançar com Taycan Cross Sedan

Porsche Taycan Cross Sedan patente

Registo de patente mostra uma possível nova variante de “calças arregaçadas” da berlina elétrica.

Em março, a Porsche surpreendeu com uma variante “shooting brake” mais “radical” do Taycan, que recebeu a designação Cross Turismo. E a verdade é desde que a berlina elétrica Taycan foi lançada se tem especulado acerca de algumas possíveis derivações, até porque mesmo o concept original Mission E chegou a ter uma “carrinha” Sport Turismo – que, efetivamente, ainda não chegou à produção. Desde um Taycan Coupé e de um Taycan Cabrio, tem se vindo a falar de outras possíveis versões que ajudarão a rentabilizar o investimento na plataforma. Agora, o registo de uma nova patente nos EUA levanta uma possibilidade mais concreta acerca daquele que poderá ser o próximo Taycan: uma variante Cross Turismo da berlina.

No fundo, acaba por ser uma espécie de versão de “calças arregaçadas” da berlina Taycan, que fica a caminho entre as duas variantes já disponíveis em catálogo (a convencional e a “carrinha” de visual mais “radical” Cross Turismo, que encaixa um pack Off-Road Designe e possui mais 30 mm de altura da carroçaria). Essa veia mais “off-road” é particularmente visível nas proteções da carroçaria, na maior altura ao solo e sobretudo no formato da secção traseira, mais concretamente o desenho do para-choques e dos para-lamas. O para-choques dianteiro que se vê nestas imagens também tem um formato diferente, assim como as jantes de 21 polegadas com dez raios.

Apesar de nunca ter sido falada esta versão Taycan Cross Sedan acaba por fazer sentido, dado que não exigirá grande esforço do ponto de vista do desenvolvimento – até porque não exigirá mudanças mecânicas, com exceção do módulo da suspensão -, além de ir de encontro a uma franja de mercado que os fabricantes dão sinais de querer recuperar, o das berlinas com visual inspirado nos SUV (também designados por SUL).

Deixe um comentário

*