Alemães convertem Lada Niva num todo o terreno elétrico

Lada Niva elétrico

A Elantrie propõe uma operação que custa apenas 2.800 euros.

O Lada Niva nasceu na década de 1970 e ainda sobrevive no mercado russo. Agora os alemães da Elantrie criaram um “kit” que permite transformar o icónico 4×4 num modelo 100% elétrico. A transformação custa 2.800 euros. O Niva elétrico prescinde do motor 1.7 atmosférico a gasolina a debitar 83 cv e encaixa um motor elétrico com 65 kW/88 cv. O novo conjunto mecânico é adaptado ao original, mantendo a transmissão e a tração integral, não beliscando as aptidões para TT do Niva.

Graças a uma bateria de 30 kWh de capacidade, instalada no lugar normalmente ocupado pelo depósito de combustível, é possível obter uma autonomia máxima superior a 100 km – podendo ainda servir para fornecer energia a uma casa durante 24 horas. Existe uma tomada de 220V na mala que serve para recarregar a bateria. Esta operação de “retrofiting” torna-se particularmente apelativa sobretudo pelo preço envolvido: o carro novo (atualmente com a denominação Niva Legend) e a referida conversação em elétrico têm um preço total a rondar os 10 mil euros.

Este não é o primeiro exemplo de “eletrificação” da Elantrie, que já fez o mesmo com a segunda geração do Dacia Logan e com o VW Golf 3.

Deixe um comentário

*