Lada Niva ganha nova versão Travel

Lada Niva Travel View Gallery 10 photos

Facelift do SUV russo traz uma nova versão “off-road”.

A vida comercial do Lada Niva começou em 1977 ainda nos tempos da União Soviética e desde essa altura teve apenas duas gerações. A atual, lançada 1998, foi agora alvo de um facelift e traz uma nova versão “off-road” Travel. O novo modelo já em produção pela mão da russa Avtovaz, que desde 2019 gere os destinos da Lada sem a intervenção da General Motors, carateriza-se pelo aspeto mais moderno.

Destaque para a nova frente, com uma nova grelha, faróis duplos com “piscas” integrados e um capot numa posição elevada, o que lhe confere algumas semelhanças com o Toyota RAV4. Existem também novas decorações laterais e arcos das rodas com novos contornos. Atrás, o para-choques foi redesenhado e há novos farolins em LED. O Niva Travel, uma alternativa à versão urbana do SUV, está disponível com um pack “off-road” que inclui proteções em torno e na zona inferior da carroçaria, pneus de todo o terreno e um snorkel. O Niva possui uma suspensão dianteira independente e com eixo rígido atrás, tendo tração às quatro rodas com diferencial central mecânico e uma caixa de redutoras. No interior, destaque para o ar condicionado, isolamento reforçado de ruído e vibrações e sistema de infotainment.

Com 4,40 metros de comprimento, o Niva conta com os préstimos de um motor 1.7 a gasolina com 80 cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, e custa cerca de 8700 euros na Rússia. Anuncia 0-100 km/h em 19 segundos e uma velocidade máxima de 140 km/h. Além deste modelo de segunda geração, o Niva original continua a ser produzido localmente numa versão 4×4 a um preço de 6700 euros.

Recorde-se que a Lada deixou de exportar o Niva para a Europa Ocidental no final de 2019, devido à impossibilidade de ajustar o motor para as normas de emissões vigentes.

Deixe um comentário

*