Galloper regressa com badge engineering de dois Nissan

Galloper Gredos

Em outubro, chegam a pick-up Ayanet e o SUV Gredos, com preços a partir dos 26 mil euros.

Há uma tendência vinda da China que tem facilitado o regresso de marcas extintas. O exemplo mais recente é a Galloper, uma marca espanhola conhecida por vender um utilitário fora de estrada baseado num modelo da Mitsubishi nos anos 1990 e que repete agora a estratégia com dois modelos da Nissan rebatizados. Alguns entusiastas automóveis provavelmente lembram-se do Hyundai Galloper, um SUV coreano, construído com base num chassis de travessas e longarinas, e que era uma versão rebatizada do Mitsubishi Pajero. Este modelo teve duas gerações, em 1991 e 1997, respetivamente, antes de o modelo ser descontinuado em 2004. Em Espanha, o veículo era importado pela Galloper España e distribuído pela rede de concessionários da Mitsubishi, ostentando os emblemas da marca japonesa. Agora, a recém-criada empresa Galloper Iberica está a relançar a extinta importadora com uma pick-up de tamanho médio e um SUV com chassis de travessas e longarinas. Mantendo-se fiéis à tradição de troca de emblemas da Galloper original, os seus novos modelos baseiam-se em veículos Nissan fabricados na China, equipados com motores da Mitsubishi.

A Galloper Ayanet é, basicamente, uma pick-up Nissan Navara D23, enquanto a Galloper Gredos é a versão anterior ao restyling do SUV Nissan Terra. As alterações exteriores limitam-se à inscrição “Galloper” na dianteira e na tampa da caixa de carga, bem como a um novo emblema com três linhas horizontais. Já o no interior dos novos modelos Galloper é moderno, com grandes ecrãs de infoentretenimento que ocupam toda a consola central. Estes componentes são partilhados com o Dongfeng/Oting Paladin, comercializado na China e no Leste da Europa. Como referido anteriormente, ambos os modelos abandonaram as motorizações da Nissan em favor de um motor a 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina fornecido pela Mitsubishi. O propulsor debita 221 cv e 360 ​​Nm de binário, com uma caixa automática ZF de oito velocidades e um sistema de tração 4WD da BorgWarner, equipado com caixa de redutoras e bloqueio do diferencial traseiro. A Galloper Iberica diz que o motor em questão cumpre as atuais normas de emissões Euro 6 e planeia introduzir opções “mild-hybrid” e a GPL para se adequar às futuras e mais rigorosas normas Euro 7.

Os modelos com chassis de travessas e longarinas são fabricados pela chinesa Anhui Coronet e licenciados pela Zhengzhou Nissan, uma joint-venture entre a Dongfeng e a Nissan. No entanto, a Galloper Iberica está a estudar transferir a montagem para Espanha no futuro. O lançamento dos modelos Galloper no mercado espanhol está previsto para outubro, antecedendo uma expansão para outros mercados europeus. Os preços começarão nos 26 mil euros para o Ayanet e nos 39 mil euros para o Gredos. A empresa prevê contar com uma rede de 60 concessionários até ao final do ano.

Deixe um comentário

*