Elétrico Rolls-Royce Spectre chega em 2023

Rolls-Royce Spectre

Emblema de luxo comprometeu-se em dedicar-se em exclusivo ao fabrico de modelos “zero emissões” até 2030.

A Rolls-Royce mostrou as primeiras imagens do Spectre, o seu primeiro modelo elétrico. Segundo a marca britânica, o modelo agora mostrado ainda camuflado não é um protótipo, mas sim o carro definitivo que chegará ao mercado no final de 2023. Tal como sucede com o Phantom, o Ghost e o Cullinan, o Spectre recorrerá a uma nova plataforma alumínio da Rolls-Royce chamada Architecture of Luxury. Visualmente, pela primeira amostra, apesar de ser um carro totalmente novo, este Spectre assemelha-se ao Wraith (feito com base BMW). O Spectre já sujeito nos próximos meses a um programa intensivo de testes de estrada nos quatro cantos do mundo, prevendo percorrer cerca de 1,55 milhões de quilómetros (um valor sem precedentes num modelo da Rolls-Royce) – o que permitirá simular como será utilizar um carro durante 400 anos. O objetivo será, sobretudo, testar o motor até ao limite, segundo o fabricante.

A Rolls-Royce já tinha experimentado alguns protótipos elétricos. O primeiro foi o 102 EX, uma variante “zero emissões” do Phantom, de 2011, com dois motores elétricos para uma potência combinada de 389 cv, com uma bateria de 71 kWh de capacidade a garantir autonomia para 200 km de autonomia. Em 2016, a marca de Goodwood estreou o 103 EX, uma berlina com 5,91 metros de comprimento, cujas caraterísticas técnicas não foram reveladas.

O Spectre será o modelo de transição para a Rolls-Royce que prevê converter-se num fabricante exclusivamente dedicado a modelos elétricos até ao final desta década. Se isso acontecer cumprir-se-á uma profecia de Charles Rolls que em abril de 1900 depois de conduzir um carro elétrico dos americanos da Columbia.

Deixe um comentário

*