Maserati Grecale adiado para 2022

Maserati Grecale

Escassez de semicondutores forçou o adiamento da apresentação do novo SUV.

A Maserati decidiu adiar a revelação do Grecale para a primavera de 2022. O motivo é a falta de semicondutores. Recorde-se que o SUV, que se posicionará abaixo do Levante, tinha première agendada para 16 de novembro.

O Grecale (na imagem ainda camuflado), um potencial concorrente do Porsche Macan, é feito com base na plataforma Giorgio (a mesma do Alfa Romeo Stelvio). Aliás, o novo SUV da Maserati deverá ter dimensões similares às do Stelvio que tem 4687 mm de comprimento. Debaixo do capot é de esperar a inclusão do motor V6 2.9 biturbo do Stelvio Quadrifoglio, com 510 cv, para uma versão Trofeo. Contudo, também estão previstas versões equiparadas às que estão presentes no Stelvio, nomeadamente um 2.0 de quatro cilindros turbo “mild hybrid” a gasolina com 200 ou 280 cv, assim como do lado dos Diesel será possível escolher entre 2.2 de quatro cilindros turbo com 190 ou 210 cv. Talvez todos estes motores recebam versões um pouco mais potentes no Maserati. Outra novidade é uma versão híbrida plug-in herdada da Jeep. Em causa estará o sistema 4xe já presente no Wrangler com um motor 2.0 a gasolina a funcionar em conjunto com um motor elétrico de 73 kW/100 cv, para um total de 375 cv.

O Grecale será produzido em Cassino, Itália, juntamente com o Stelvio. Nestas instalações está alocado um investimento a rondar os 800 milhões de euros. A Maserati estima que os SUV representarão 70% das suas vendas até 2025, com as berlinas reduzidas a 15% e superdesportivos como o MC20 a equivalerem a apenas 5%. O Grecale foi inicialmente confirmado em 2018 pelo antigo patrão da FCA, Sergio Marchionne.

Deixe um comentário

*