Skoda mostra “remake” de icónico modelo de ralis

Skoda 200 RS

Marca checa fez também uma previsão de um Kamiq convertido num modelo de ralis.

A Skoda tem um importante palmarés do mundo dos ralis, estando a Skoda Motorsport a comemorar 120 anos de existência. E os dos modelos de competição mais emblemáticos da marca checa foi o 200 RS que disputou o campeonato do mundo de ralis nas temporadas de 1974 e 1975 – antes da mudança das regras e da chegada do 130 RS. Agora, um dos membros mais antigos do departamento de design da marca checa, Daniel Petr, assinou uma reinterpretação moderna do 200 RS, no âmbito da iniciativa “Icons Get a Makeover”.

Desta vez, Petr, que passou pela Skoda Motorsport e que é o autor do Octavia WRC, resolveu não copiar as linhas do modelo original. Apesar de manter a silhueta do histórico modelo de competição, a linha de tejadilho foi rebaixada em 15 cm comparativamente com o modelo de produção em série 110 R. Igual é também o padrão de cores branco e vermelho na carroçaria. Acontece que, tirando alguns elementos do 200 RS (tais como o spoiler traseiro, as jantes douradas e o formato da grelha do radiador), este “remake” mais parece um supercarro compacto do século XXI, com um motor de colocação traseira. Assim, este novo modelo virtual destaca-se pelos faróis em LED de formato triangular, entradas de ar no tejadilho, capas dos espelhos específicas e pelo difusor traseiro de grandes dimensões, numa traseira totalmente diferente.

A Skoda aproveitou ainda para fazer uma pré-apresentação, através de uma dupla de “sketches” do Azubi (ver últimas duas imagens), uma espécie de protótipo do Kamiq convertido num modelo de ralis de três portas. Este Azubi foi criado por um grupo de estudantes da Skoda Academy.

Deixe um comentário

*