SUV elétrico da Subaru estreia amanhã

Subaru Solterra

Novo Solterra é “irmão” do recém-apresentado Toyota bZ4X.

A Subaru vai revelar hoje “online” o elétrico Solterra. O novo modelo será mostrado ao vivo no Salão de Los Angeles, nos EUA, no próximo dia 17 de novembro. Este SUV será o primeiro modelo elétrico de produção em série da marca japonesa – depois do R1e lançado no início desta década, que tinha uma escassa autonomia para 80 km e uma velocidade máxima limitada a 100 km/h. Neste novo Solterra, a Subaru apoiou-se na habitual parceira Toyota para criar aquilo que é, no fundo, um “irmão” do recém-mostrado bZ4X.

O Solterra evolui a partir da plataforma específica para modelos “zero emissões” e-TNGA. Espera-se que o SUV conte com uma bateria de 72 kWh, a possibilitar um alcance máximo a rondar os 450 km (WLTP), e um sistema propulsor de 210 cv e 336 Nm distribuídos por dois motores (um por eixo), proporcionando tração integral. Espera-se que anuncie, tal como o Toyota, 0-100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Deverá também ter painéis solares no tejadilho que lhe permitirão um ganho de autonomia adicional de 1800 km num ano. O sistema de carregamento rápido a 150 kW possibilitará obter entre 0 a 80% da carga em cerca de meia-hora.

Visualmente, os dois modelos japoneses deverão distinguir-se em pequenos pormenores. Um deles, já visível nas imagens teaser entretanto revelados, diz respeito à assinatura luminosa. O Subaru Solterra não deverá estar disponível na Europa.

Deixe um comentário

*