TVR anuncia joint-venture para desenvolver carros elétricos

TVR Griffith

Fabricante britânico diz que este acordo ajudará a financiar a produção do há muito falado Griffith V8.

O regresso à atividade da TVR tem sido bastante tumultuoso, com o já há muito anunciado Griffith V8 a ser alvo de sucessivos adiamentos. Agora, aparentemente, a produção deste desportivo “old school” será financiado parcialmente por via de um acordo de parceira agora assinado com o fabricante de baterias de iões de lítio Enscorcia Metals.

A joint-venture estabelecida permitirá produzir baterias para futuros modelos elétricos da TVR. O patrão da marca britânica, Daniel Layton, prometeu à Autocar que os futuros elétricos serão “dos mais excitantes do mercado”. Segundo a própria, a Enscorcia Metals obtém o lítio na América do Sul através de um processo de extração patenteado e “amigo do ambiente”, processando por sua vez a matéria-prima na Europa e na América do Norte.

Financiado pelo governo galês, o novo desportivo seguirá um processo de produção i-Stream patenteado pelo designer Gordon Murray. O modelo em questão (na imagem) contará com um motor V8 5.0 naturalmente aspirado a debitar 500 cv. O Griffith, originalmente apresentado em 2017, será feito numa nova fábrica situada em Ebbw Vale, perto de Cardiff (no País de Gales), que deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano. Os primeiros carros só deverão ser entregues no final de 2023.

Deixe um comentário

*