GT elétrico Polestar 5 chega em 2024

Polestar 5

Concorrente do Porsche Taycan ambiciona chegar aos 1000 km de autonomia.

Com o Precept concept, revelado em 2020, a Polestar provou que pretende colocar na estrada um concorrente direto do Porsche Taycan, do Audi e-tron GT e do Tesla Model S. Este grand tourer elétrico, que se chamará Polestar 5, está a evoluir para o formato final no centro de pesquisa e desenvolvimento da marca premium sueca situado no Reino Unido. O lançamento está previsto para 2024, mas a primeira imagem teaser oficial já foi mostrada.

A melhor notícia é que o modelo final é praticamente igual ao protótipo original, caraterizado por uma silhueta de estilo coupé. As diferenças residem em pormenores como os puxadores das portas convencionais, espelhos retrovisores em vez de câmaras, saias laterais e traseira com um formato mais subtil (com uma barra em LED adicional por cima do óculo traseiro para assumir o papel de luz de travão auxiliar) e portas normais, o que significa que foi abandonada a opção de abertura “suicida”. Este novo modelo da Polestar pretende inovar em termos de sustentabilidade, recorrendo a materiais compósitos à base de linho 50% mais leves e reduzir a utilização de plástico até 80%. Já no interior serão utilizados elementos feitos a partir de garrafas de plástico recicladas, redes de pesca e cortiça reciclada. Feito a partir da plataforma SPA2, o “5” terá uma versão de topo com dois motores elétricos com mais de 500 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h entre 2 e 3 segundos. Estima-se que terá perto de 1000 km de autonomia. Por dentro, espera-se um ecrã central do sistema de infotainment com 15 polegadas com sistema Android Automotive OS e um ecrã de instrumentação com 12,5 polegadas.

Além do Polestar 5, está na calha o SUV desportivo Polestar 3 (“irmão” do próximo Volvo XC90 elétrico) que será produzido a partir do próximo ano em Chengdu (na China) e em Ridgehill (nos EUA). Em 2023 chegará o Polestar 4, um SUV de formato coupé.

Deixe um comentário

*