Suzuki prepara “mini SUV” baseado no Swift Sport

Render do novo Suzuki Swift Cross

Crossover posicionado entre o Ignis e o Vitara será “mild hybrid” e tem lançamento previsto para 2024.

Apesar de já possuir dois SUV “pequenos”, o Ignis e o Vitara, a Suzuki vai apostar num novo crossover dentro deste espectro. Segundo os japoneses da BestCarWeb, o novo modelo evoluirá a partir da próxima geração do utilitário Swift Sport, a lançar em 2023.

Isto significa que este novo Swift Sport “Cross” (na imagem, um “render” digital), previsto para 2024, que na gama ficará posicionado precisamente entre o Ignis (um modelo com segmento A com 3,70 metros de comprimento) e o Vitara (do segmento B, com 4,17 m). Especula-se neste momento que a chegada a chegada de um novo derivado do Swift poderá, inclusivamente, ditar o fim da linha para o Vitara, que termina o seu ciclo de vida da atual geração na mesma altura e que é nos dias que correm um modelo menos popular em termos de vendas. Apesar de este projeto se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, sabe-se que, apesar das ambições desportivas, em termos de motorização este Swift Sport “Cross” contará com uma versão atualizada do já conhecido sistema “mild hybrid” de 48V, denominado SHVS, com base num motor 1.4 de quatro cilindros turbo a gasolina Boosterjet utilizado no resto da gama da marca nipónica. Resta saber ainda se a acompanhar, o “Cross” contará com o sistema de tração integral AllGrip.

Outras fontes adiantam uma hipótese mais remota (uma vez que a Suzuki tem dado boa conta de si na produção de carros mais pequenso), no âmbito da parceira da Toyota com a Suzuki para o Swace (derivado da Corolla Sport Tourer), este Swift “Cross” possa vir ser um “badge engineering” do Yaris Cross, com tecnologia “full hybrid”.

Deixe um comentário

*