Novo Toyota GR86 só estará à venda durante dois anos

Toyota GR86

Coupé nipónico deverá ser substituído por um modelo “eletrificado”.

A Toyota mostrou o GR86 na especificação europeia, que cujas encomendas abrirão na próxima primavera. Contudo, o novo coupé poderá vir a tornar-se numa autêntica peça de coleção na Europa, uma vez que estará em catálogo apenas por dois anos – o que contrasta grandemente com os nove anos de ciclo do antecessor GT86.

O facto de não cumprir com as novas regras no que diz respeito às emissões de CO2, que entrarão em vigor em 2024, obrigará a esta vida curta do GR86 – sendo que deverá ser homologado com emissões superiores a 200 g/km. Por isso, para não estar sujeita a uma avultada penalização por cada unidade vendida ou ter de efetuar modificações profundas (e dispendiosas) do ponto de vista da engenharia para que possa cumprir a regulamentação, a Toyota Europa prefere substituir o GR86 por um novo modelo. Nessa medida, Matt Harrison, o CEO da Toyota no Velho Continente, já assegurou que esse substituto será um modelo “eletrificado”.

Harrison diz que o interesse no novo GR86 tem sido enorme, uma vez que “será o último da sua espécie”. O coupé 2+2 de tração traseira é modelo “old school” que combina os préstimos de um motor boxer 2.4 de quatro cilindros de colocação dianteira a debitar 234 cv e 250 Nm, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Anuncia 0-100 km em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 226 km/h na versão manual e 6,9 segundos e 216 km/h na opção automática.

Deixe um comentário

*