SUV elétrico Lexus RZ estreará na primeira metade de 2022

Lexus RZ

Nova proposta “zero emissões” focada da performance partilhará a sua plataforma com o Toyota bZ4X.

A Lexus anunciou que apresentará o seu primeiro modelo 100% elétrico. Chama-se RZ BEV, será feito a partir da plataforma e-TNGA, a mesma do Toyota bZ4X, e estreará na primeira metade do próximo ano. Em jeito de teaser, a marca japonesa publicou um vídeo no qual é possível ver alguns detalhes e a silhueta do novo modelo.

O RZ será uma evolução do protótipo LF-Z Electrified do início deste ano. As imagens mostram um perfil tipicamente crossover, um tejadilho de formato coupé e um spoiler na extremidade. Na tampa da mala surge inscrito o nome da marca, em vez do tradicional emblema, e uma barra luminosa que se prolonga a toda a largura e que liga os grupos óticos. O desenho aparente linhas vanguardistas, com uma frente moderna ao estilo do novo NX. Por dentro pouco se sabe nesta altura. Os engenheiros da Lexus apostaram numa alteração da plataforma de modo a favorecer o comportamento dinâmico deste modelo, com o aumento da rigidez torcional, juntando ainda motores mais compactos e mais leves. Destaque para a tecnologia Direct4 que permite otimizar a distribuição de potência por eixo dependendo dos “inputs” no pedal do acelerador e na direção, mas também das condições da estrada. Um sistema “steer-by-wire” promete contribuir para tempos de reação mais rápidos.

Recorde-se que a Lexus já registou o nome RZ na Europa, EUA e Austrália, o que indica que será uma aposta mundial. As patentes mostram uma versão RZ 450e deste modelo 100% elétrico. O protótipo LF-Z tinha dois motores (um por eixo) com uma potência conjunta de 544 cv e uma bateria de 90 kWh a oferecer uma autonomia máxima até 600 km.

Deixe um comentário

*