M-Sport transforma Fiat Panda 4×4 num monstro de ralis

M-Sport Fiat Panda Rally

Exemplar único vem equipado com um motor 1.6 Ecoboost de quatro cilindros com 300 cv.

A M-Sport revelou o seu projeto mais recente: um Fiat Panda 4×4 com especificação de ralis. Este “one-off”, que será o primeiro de várias criações da recém-formada M-Sport Special Vehicles, possui arcos da rodas agressivos ao estilo dos ralis do Grupo B. Efetivamente, este modelo especial é feito com base no chassis de um Fiesta R5 Mk1 de ralis, o que obrigou a alargar a carroçaria em 360 mm, para se poder fazer o transplante.

Tal como sucede com o Fiesta R5, este Panda 4×4 vem equipado com um motor 1.6 de quatro cilindros turbo Ecoboost com 300 cv e 450 Nm distribuídos pelas quatro rodas através de uma caixa sequencial Sadev de cinco velocidades. A acompanhar estão um diferencial dianteiro e um traseiro, para ajudar a debelar terrenos mais complicados. Resultado: estima-se que este “super” Panda seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos. O interior é despido, com o banco traseiro a ser trocado por um compartimento para arrumar um pneu suplente. Existe ainda um arco de segurança e um cinto de segurança de seis apoios.

Conhecida pelo seu envolvimento no WRC com Ford Fiesta e pelo Bentley Continental GT3, a M-Sport vai construir os carros dos projetos Special Vehicles em Dovenby Hall, onde possui uma pista privada e que foi inaugurada para mostrar o novo Panda (ver vídeo em baixo). Não está previsto que este Fiat Panda 4×4 da M-Sport venha a ser utilizado em competição.

Deixe um comentário

*