Protótipo do Cizeta V16T vai a leilão

Cizeta Moroder V16T

Co-criador do projeto, o produtor musical Giorgio Moroder, vai abrir mão do seu exemplar do exótico supercarro.

Horacio Pagani não foi o único antigo engenheiro da Lamborghini a criar a sua própria marca dedicada aos supercarros. Antes dele, no final da década de 1980, Claudio Zampolli criou a Cizeta, outro emblema italiano. O único modelo da Cizeta foi o V16T, do qual foram produzidos apenas 9 exemplares até à falência da marca em 1994. Apesar disso, Zampolli assumiu, posteriormente, a construção de uma série de continuação do V16T. Zampolli começou a Cizeta com a ajuda do famoso músico, produtor e DJ italiano Giorgio Moroder. Para trabalhar as linhas do V16T, foi recrutado o designer Marcello Gandini, o autor dos Lamborghini Miura, Countach e Diablo. Curiosamente, o V16T assemelha-se ao conceito original que Gandini tinha estabelecido para o Diablo, antes de ser modificado pela Chrysler, na altura a dona da Lamborghini. O protótipo original do V16-T foi apresentado no Salão de Genebra de 1989 com o símbolo Cizeta-Moroder – algo que viria a mudar pouco depois quando Moroder (vencedor de três Oscar e de outros tantos Grammy) abandonou o projeto antes ainda do início da produção do carro. Agora, Moroder, com 81 anos, decidiu leiloar este protótipo com o chassis 001 que esteve todos estes anos na sua garagem.

Tal como o nome sugere, o V16T vem munido de um motor central V16 6.0 colocado em posição transversal a gerar 540 cv e 542 Nm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades a enviar potência para as rodas traseiras. Anunciava 0-100 km/h em cerca de quatro segundos e uma velocidade máxima de 328 km/h. O chassis era feito em tubos de aço cromo-molibdénio de alta resistência. O supercarro tinha 1700 kg. Este protótipo conta com algumas diferenças face aos exemplares de produção, por exemplo, as entradas de ar laterais com mais nervuras, uma linha diagonal que se prolongava até ao para-choques traseiro, além de “piscas”, capas de espelhos e luzes de nevoeiro específicos. O interior também é diferente e foi feito ao gosto de Moroder, destacando-se os revestimentos em couro vermelho.

O V16T em questão foi alvo de um processo de restauro mecânico completo pela Canepa Design, na Califórnia, em 2018. O que significa que está completamente funcional. O carro, atualmente no Arizona (nos EUA), vai ser leiloado pela RM Sotheby’s a 27 de janeiro. Tendo em conta que na última edição do mesmo leilão um exemplar do V16T, sem qualquer restauro, foi arrematado por 589 mil euros, estima-se que este protótipo poderá render mais de um milhão de euros.

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