BMW mostra carro que muda de cor como um camaleão

BMW iX Flow with E-ink

Protótipo do iX conta ainda com um sistema que simula uma sala de cinema.

Além do iX M60, a BMW trouxe à edição deste ano da mostra tecnológica CES, que se realiza em Las Vegas (nos EUA), um iX equipado com duas tecnologias inovadoras. Para o efeito, esta versão experimental do SUV elétrico, rebatizada iX Flow concept, traz uma E Ink uma película especial composta por milhões de microcápsulas (equivalentes à espessura de um cabelo humano), igual à que é utilizada no leitor de livros digitais Amazon Kindle, que muda de cor exterior do carro que é utilizada. As referidas microcápsulas são cheias com pigmentos brancos e pretos – sendo que um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície das microcápsulas. Segundo a BMW, mudar a cor de branco para cinzento poderá ajudar a arrefecer ou a aquecer o interior do carro, dependendo da estação. Assim, refletir os raios de sol do verão com o exterior branco torna o carro mais fácil de arrefecer e mais quente no inverno, enquanto um tom mais escuro no exterior poderá reduzir o tempo necessário para aquecer o interior numa manhã fria.

Ao aplicar voltagem e pequenas doses de corrente, esta “tinta mágica” permite ainda conceber padrões em forma de letras com extremidades afiadas. Virtualmente, é possível projetar qualquer cor, dependendo da película utilizada. Esta poderá vir a ser utilizada como forma de comunicação com o exterior, com mensagens ou caso assuma uma determinada tonalidade refletir que o carro está a ficar sem bateria (se for elétrico) ou em modo de condução autónoma (caso venha equipado com essa funcionalidade). A marca bávara não confirma se esta tecnologia eletroforese passará a um modelo de produção.

Em première no evento norte-americano foi ainda exibido o “BMW Theatre Screen”, um ecrã panorâmico 8K com 31 polegadas capaz de proporcionar uma experiência imersiva aos ocupantes da segunda fila de bancos. Este “car cinema” conta com ligação 5G, som surround (desenvolvido com a ajuda do compositor Hans Zimmer), Amazon Fire TV embutida, cortinas e luz ambiente.

Deixe um comentário

*