iX M60 é o BMW elétrico mais potente de sempre

BMW iX M60

Com 619 cv e 1100 Nm, o SUV anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos.

A BMW reservou uma surpresa para a edição deste ano da feira tecnológica CES (que se realiza por estes dias em Las Vegas, nos EUA), apresentando o seu modelo elétrico mais potente de sempre, o iX M60. Com lançamento previsto para o verão, esta nova variante do SUV elétrico estreado em 2020 traz como cartão de visita os seus 455 kW/619 cv e 1100 Nm (um binário máximo disponível apenas no modo My Mode Sport com o Launch Control acionado). Esta potência resulta da combinação de um motor dianteiro com 190 kW e de um motor traseiro de 360 kW – uma dupla de motores que, segundo a marca transmitem 93% da potência gerada para as rodas. Para todos os efeitos, este novo iX M60 (que será construído em Dingolfing, na Alemanha) é um modelo de tração integral, mas que funciona primordialmente como um tração atrás. Este conjunto permite que este “monstro” com mais de 2,5 toneladas consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (menos 0,8 segundos que na versão xDrive50 de 523 cv e 765 Nm). Nesta versão com cunho M Performance a velocidade máxima é eletronicamente limitado a 250 km/h (mais 50 km/h do que na restante gama, onde consta também o xDrive40 de 326 cv).

Possui uma estrutura em alumínio e carbono, complementado por um tejadilho em plástico reforçado a fibra de carbono. A bateria de 105,2 kWh (a mesma do xDrive50) possibilita um alcance máximo até 566 km (WLTP) – menos que os 617 km prometidos para o xDrive50. Nesta versão desportiva, o SUV elétrico (um concorrente do Tesla Model X e do Audi e-tron S) recebeu de série o chassis adaptativo, a suspensão pneumática com regulação automática em altura à frente e atrás, além de um sistema de direção às quatro rodas e barras estabilizadoras traseiras mais firmes. O sistema IconicSound Electric, que simula uma sonoridade “energética”, criado pelo compositor alemão Hans Zimmer, está disponível de série. O iX M60 vem equipado com um carregador de bordo até 11 kW e numa tomada rápida até 200 kW consegue encher de 10 a 80% das baterias em 35 minutos ou o equivalente a 150 km de autonomia em 10 minutos. Anuncia consumos de 21,7-24,7 kWh/100 km.

Por fora, o iX M60 é praticamente igual às restantes versões quando equipadas com o Sports package opcional. Destaque para o sistema M Sportbrake que inclui pinças de travão em azul e que contempla acabamentos em preto brilhante e na cor Titanium Bronze. A cor bronze pode ser vista ainda no fundo dos vidros laterais e das capas dos espelhos, mas também nos pilares D, nos logos, na grelha fechada e no interior. As jantes de 22 polegadas estão disponíveis em Titanium Bronze, em opção. No interior, o M60 traz o Curved Display com painel de instrumentos de 12,3 polegadas e ecrã central de 14,9 polegadas para o infotainment onde é projetado o sistema iDrive 8. De série está contemplado o Live Cockpit Professional, o ar condicionado de quatro zonas, os faróis Laserlight, o sistema de som surround Bowers & Wilkins, portas com encerramento suave, bancos dianteiros ventilados e o sistema Warmth Comfort, que inclui portas e apoios de braços aquecidos, bem como bancos aquecidos e com função de massagem.

Deixe um comentário

*