Tesla anuncia novo Track Mode para o Model S Plaid

Tesla Model S Plaid

A nova atualização de “software” permite atingir uma velocidade máxima de 282 km/h e melhorar a eficácia em pista.

Numa tentativa de elevar o Model S Plaid a outro patamar de performance, a Tesla anunciou um novo “Plaid Track Mode” para a versão de topo da berlina elétrica. Este novo modo de condução específico para pista – que já tinha sido incluído no Model 3 Performance em 2018 – vem incluído numa nova atualização de “software” “over the air”.

A nova versão do “software” possibilita desligar o controlo de estabilidade, a travagem regenerativa e “rasgar o envelope dinâmico” do Plaid. Segundo a marca norte-americana, o novo modo de condução permitirá tirar total partido da configuração de três motores (revestidos em fibra de carbono) responsáveis por mais 1000 cv de potência conjunta. Para compensar o aumento da temperatura da bateria, dos motores e dos travões foi incluído um novo sistema de arrefecimento – com especial atenção aos períodos entre acelerações, com a bateria a começar a ser arrefecida assim que o Track Mode do supercarro de 2162 kg é acionado, e assegurando toda a potência de forma imediata. A isso junta um maior índice de travagem regenerativa com vista a recuperar mais energia durante a desaceleração, reduzindo desse modo a fricção durante a travagem e oferecendo ao condutor a possibilidade de conduzir com apenas um pedal. Outra novidade é o sistema de vectorização de binário mais incisivo, com a ajuda de dupla de motores traseiros posicionados em cada uma das rodas posteriores, o que possibilita uma melhor resposta em curvas mais rápidas e incrementa o “feeling” de controlo da direção. Este novo modo melhora ainda a resposta do acelerador e providencia uma nova configuração do amortecimento. Outra das vantagens deste modo é que desbloqueia a velocidade máxima para 282 km/h (mais 20 km/h do que antes). Com o Track Mode “on” é projetada informação relativa aos tempos por volta, G-meter, telemetria, “dashcam” e diversas temperaturas, assim como é possível personalizar elementos como o controlo de tração, a distribuição de potência e a suspensão.

Em meados deste ano será possível optar por travões carbocerâmicos com discos de 410 mm e pinças de seis êmbolos à frente e de quatro atrás. As entregas do Plaid deverão começar no final de 2022.

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