Tesla Model S Plaid é o elétrico mais rápido em Nürburgring

Tesla Model S Plaid

Elon Musk diz que uma versão de fábrica bateu o registo do Porsche Taycan em 12 segundos.

O Tesla Model S Plaid bateu o recorde da volta mais rápida ao circuito de Nürburgring, na Alemanha, em modelos elétricos de produção. Quem o diz é o CEO da marca norte-americana, Elon Musk, através da sua conta no Twitter que alega um registo de 7 minutos e 30,909 segundos – que, a confirmar-se, se torna quase 12 segundos mais rápido que o tempo alcançado pelo Porsche Taycan Turbo de 680 cv em 2019. Essa volta ao circuito de 20,6 km de extensão terá sido efetuada a uma média de 166,32 km/h. Este recorde terá sido conseguido com um Model S Plaid de fábrica, cujo lançamento está previsto para 2022.

Musk diz, no entanto, que uma versão modificada do Plaid tentará baixar ainda mais o tempo agora alcançado, acrescentando, por exemplo, alguns apêndices aerodinâmicos, travões carbocerâmicos e pneus de pista. O gestor deu a entender que para esta busca por mais recordes terá estabelecido uma parceria com um preparador. Apesar de tudo, este recorde do Plaid ainda está longe do registo do Porsche 911 GT2 RS preparado pela Manthey Racing que em junho conseguiu efetuar uma volta em 6 min. 38,835 segundos. Contudo, a berlina norte-americana ainda fica atrás do Porsche Panamera Turbo S, de 630 cv, que conseguiu um tempo de 7min29,81s (quase 6s menos) e do mais recentemente do Mercedes-AMG GT 63 S 4 Portas, de 639 cv, que no final do ano passado registou  7min27,8s.

O Plaid é um modelo equipado com três motores elétricos que reúne 1020 cv e que lhe permite anunciar 0-100 km/h em 1,99 segundos e uma velocidade máxima de 322 km/h (“com os pneus certos”, segundo Musk). Uma das principais novidades do Plaid é a inclusão de baterias com nova tecnologia que possibilitam maior eficiência e maior alcance. A isso junta um novo sistema de gestão térmica e capacidade para carregamentos mais rápidos. O Plaid promete mais potência e durabilidade independentemente das condições. Por dentro, a principal novidade é o volante “yoke” tipo avião, que não poderá ser utilizado em estrada na Europa.

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