Elétrico Rolls-Royce Spectre deverá ser assim

Render do Rolls-Royce Spectre

Modelo que marcará a transição da marca britânica de luxo para uma nova era chega no final de 2023.

Nos 120 anos de Rolls-Royce nunca houve um modelo elétrico. Pois bem, isso está prestes a mudar com a introdução do Spectre – algo que será realidade final de 2023, segundo o patrão da marca de luxo britânica Torsten Müller-Ötvös. Este modelo marcará uma “revolução silenciosa” que ficará concluída em 2030, altura em que o emblema de Goodwood passará a disponibilizar apenas modelos “zero emissões”. Em entrevista à Car Magazine, o homem-forte da Rolls-Royce diz que a transição para a eletrificação total não será um problema, uma vez que a maioria dos compradores dos modelos da marca vive no centro das cidades e utilizam os carros para deslocações curtas. Segundo Müller-Ötvös, estes indivíduos têm postos de carregamento em casa e nos locais de trabalho. Além disso, foram “as mudanças na tecnologia que trouxeram o Spectre, mas também uma mudança nos clientes”, conclui. Reconhecendo que a infraestrutura de carregamento não constitui um problema para a marca, Müller-Ötvös diz, no entanto, que o número de postos públicos precisa de crescer de forma substancial.

O Spectre começou por ser mostrado ainda camuflado em setembro de 2021, tendo há poucos dias sido “apanhado” em testes nas ruas. A frota de protótipos deste “fastback” de duas portas prevê, aliás, efetuar mais 241 mil quilómetros de testes em estrada um pouco por todo o mundo, durante o processo de desenvolvimento. Nesta fase ainda não está confirmado, mas estima-se que o primeiro Rolls-Royce elétrico partilhará o sistema propulsor com a BMW – apesar do Spectre ser feito com base numa plataforma em alumínio que estreou em 2017 no Phantom. Em causa estará um modelo em redor dos 600 cv debitados de uma dupla de motores (um por eixo). Estima-se que o Spectre comece nos 360 mil euros nos principais mercados. Um dos focos será um elevado índice de autonomia, acima dos 600 km.

As experiências com elétricos começaram há mais de uma década, com o 102EX concept (derivado do Phantom), e continuaram mais recentemente com o futurista 103EX. As imagens geradas por computador assinadas por Avarvarii mostram como poderá ser o Spectre final. Os protótipos mostram que o Spectre contará com portas traseiras de abertura suicida, uma grelha imponente (que será uma evolução da identidade atual) e uma traseira similar ao protótipo Sweptail.

Deixe um comentário

*