Primeiro elétrico da Rolls-Royce avistado nas ruas

Rolls-Royce Spectre

Novo coupé Spectre tem lançamento previsto para 2023.

A Rolls-Royce comprometeu-se a abandonar os motores de combustão interna no final da presente década. A marca de luxo sediada em Goodwood vai inaugurar a sua nova era da eletrificação total com o Spectre – que tem lançamento previsto para o final de 2023. Um protótipo do coupé foi agora “apanhado” pela primeira vez em público.

À primeira vista, o Spectre assemelha-se muito ao Wraith, embora partilhem bases diferentes: o coupé de motor V12 (originalmente lançado em 2013) evolui de uma plataforma antiga da BMW (concretamente do Série 5 F01 de 2008), ao passo que o novo modelo “zero emissões” britânico partilhará a sua estrutura “Architecture of Luxury” com os já conhecidos Ghost, Phantom e Cullinan. As semelhanças não se ficam pela silhueta, com uma queda acentuada da linha de tejadilho e com vidro traseiro pequeno, sendo também visíveis nas portas “suicidas”. O motivo do novo Rolls-Royce elétrico ter vãos tão extensos prende-se com o facto de não ser feito a partir de uma plataforma específica para modelos “zero emissões” – tal como acontece com o próximo BMW i7 de base CLAR.

Visualmente, o Spectre carateriza-se pelos faróis bipartidos ao estilo precisamente dos BMW Série 7, X7 facelift e do próximo SUV XM – todos previstos para 2022. As fotos espia (publicadas pela Autocar) mostram que o modelo de Goodwood possui os faróis principais nos para-choques e luzes diurnas mais acima. A grelha tradicionalmente imponente da RR manter-se-á nesta nova era pautada pela eletrificação, embora totalmente fechada. Atrás, realce para os farolins em LED dispostos na vertical. As especificações técnicas do Spectre ainda são desconhecidas, embora se espere o mesmo aparato do BMW iX M60, que estreará dentro de poucos dias no CES, com um sistema de tração integral reunindo entre 600 e 650 cv e765 Nm. A bateria será na ordem dos 100 kWh de capacidade, possibilitando uma autonomia acima bem acima dos 600 km.

A Rolls-Royce estima que fará mais de 241 milhões de quilómetros de testes com o Spectre em condições reais – simulando o equivalente a 400 anos de utilização. O aspeto da versão final do Spectre, um sucessor do Wraith (cuja data do fim da produção ainda não foi, no entanto, anunciada), não deverá ser muito diferente do protótipo, pautado pelo capot alongado e proporções musculadas.

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