Hennessey Venom F5 já se faz ouvir

Hennessey Venom F5

Hipercarro animado por um motor V8 biturbo de 1842 cv ambiciona superar a barreira dos 500 km/h.

As promessas feitas por John Hennessey acerca das capacidades do Venom F5 já têm um par de anos. Mas, agora, o processo de desenvolvimento do hipercarro conheceu mais uma etapa importante na sua fase de desenvolvimento, ao ser testado pela primeira vez até ao limite. E há um vídeo a comprová-lo. Nas imagens é possível ver um teste de estabilidade a velocidades acima de 402 km/h e também numa breve sequência com o motor em aceleração e a “cuspir” fogo do escape, com uma banda sonora impressionante a acompanhar. O CEO da empresa diz que o F5 Venom será “consideravelmente mais rápido” face ao Venom GT que em 2014 foi capaz de chegar aos 435.31 km/h, tornando se assim, o carro de série mais rápido do mundo. A tentativa de recorde acontecerá nos próximos meses na pista na pista do Kennedy Space Center da NASA, na Florida (nos EUA).

Com o objetivo de ser o “carro mais rápido do mundo” o Hennessey Venom F5 tem a fasquia bastante elevada e as imagens mostram o potencial do hipercarro norte-americano de 1842 cv às 8000 rpm e 1617 Nm às 5000 rpm debitados de um motor V8 6.6 biturbo que surge encaixado num subchassis traseiro tubular em alumínio. Baseado no LS da General Motors, este motor foi rebatizado com o nome Fury possui uma cambota em aço, pistões e bielas em alumínio forjado e um bloco de motor em aço forjado personalizado com paredes de maior espessura e cilindros maiores. Já os turbos contam com revestimento em titânio impresso em 3D e são capazes de atingir 1,58 bar. A isso este motor junta um coletor de admissão exclusivo que o intercooler entre o plenum e as cabeças dos cilindros de forma a reduzir a temperatura do ar da admissão que sai dos turbos antes de chegar à câmara de combustão. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automatizada de sete velocidades da CIMA e de um diferencial de deslizamento limitado.

O primeiro objetivo do modelo texano com carroçaria em fibra de carbono e 1360 kg é superar a barreira dos 300 mph/482 km/h. O passo seguinte será ultrapassar os 490 km/h registados pelo Bugatti Chiron Super Sport 300+ em setembro de 2019. Por fim, a Hennessey ambiciona inscrever um registo acima dos 500 km/h. Segundo as previsões da marca, o hipercarro cumpre o 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, faz 0-200 km/h em 4,7 segundos e 0-300 km/h em 8,4 segundos. O Venom F5, o primeiro hipercarro específico da Hennessey, terá uma produção limitada a 24 unidades – sendo que ainda há algumas unidades disponíveis. O preço começa nos 1,85 milhões de euros.

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