Peugeot e-308 terá mais de 400 km de autonomia

Peugeot 308 já está disponível numa versão híbrida plug-in

Modelo elétrico chega em 2023 com versões de cinco portas e carrinha.

A Peugeot anunciou as caraterísticas técnicas do próximo e-308, a variante 100% elétrica do pequeno familiar que será lançada no outono do próximo ano. O e-308 será proposto no formato de cinco portas e carrinha, em jeito de complemento a uma gama que já dispõe de opções a gasolina, Diesel e híbrida plug-in.

Com efeito, o e-308 traz um sistema elétrico novo – não seguindo o que já é conhecido do e-208 e do e-2008. Assim, o 308 elétrico beneficia de uma bateria de 54 kWh (50 kWh de capacidade útil), posicionada por baixo dos bancos dianteiros e traseiros, sendo capaz de proporcionar mais de 400 km de autonomia. O novo sistema é mais eficiente em virtude da utilização de novas células de bateria NMC, com mais níquel e menos magnésio e cobalto. Além disso, traz uma bomba de calor responsável por aquecer o habitáculo, o que reduz o consumo de energia da bateria. A eficiência passa ainda pelas linhas aerodinâmicas do e-308, que possui um coeficiente de arrasto de 0,28 Cx, com a ajuda da traseira cortada e do spoiler. O consumo prometido é de 12.4 kWh/100 km. A isso junta um igualmente novo motor elétrico de 115 kW/156 cv e 270 Nm, tendo disponível apenas uma versão de tração dianteira. Estima-se que o carro pese cerca de 1600 kg – um valor semelhante ao 308 híbrido. Uma das diferenças do e-308 é que contará com um eixo traseiro reformatado, diferente da barra de torção utilizada na restante gama. Uma boa notícia é que a capacidade da bagageira será mantida nos mesmos valores da versão PHEV, ou seja, 361 litros no hatchback e 548 litros na versão carrinha.

O e-308 contará com um sistema elétrico de 400V que possibilita efetuar carregamentos até 100 kW em DC, assegurando cerca de 11 km de autonomia por cada minuto de carregamento e obter entre 10 e 80% de carga em 30 minutos. Numa wallbox será possível um carregamento completo em cinco horas. É possível que a Stellantis opte por colocar o mesmo sistema do e-308 no novo Opel Astra e no DS4.

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