Novo VW Golf desportivo será apresentado em fevereiro

Teaser do novo VW Golf

Nova versão deverá posicionar-se acima do Golf R.

A Volkswagen revelou uma imagem teaser nas suas redes sociais de uma nova versão desportiva do Golf 8, que será apresentada em fevereiro. Juntamente com a imagem apresentada, a VW utilizou o acrónimo NFT, relacionado com os tokens não fungíveis, dizendo que este novo Golf mais “extremo” é um “Notably Fast Transporter”. Esta designação deixa no ar a dúvida se a marca de Wolfsburg vai apresentar um carro real ou puramente virtual.

Caso seja a primeira hipótese, deveremos estar perante um modelo de referência da gama, que será mais focado para pista comparativamente com os atuais GTI Clubsport de 300 cv e Golf R de 320 cv. Para já, ainda não são conhecidos muitos pormenores acerca deste novo Golf mais “hardcore”, mas a imagem de perfil mostra que envergará um spoiler traseiro idêntico do Performance Pack do Golf GTI Clubsport e ao R. Além disso, o formato do para-choques dianteiro parece similar ao do R, um modelo de tração integral.

Na geração anterior houve um GTI Clubsport S, mas nunca um R mais “espigado”. Como tal, este teaser poderá indicar, em jeito de comemoração dos 20 anos do Golf R, um inédito R Clubsport. Este desportivo seria uma espécie de sucessor espiritual do Golf R32 da quarta geração. Independentemente da proposta, é de esperar que o novo carro empregue uma suspensão reconfigurada com uma geometria modificada de modo a melhorar o comportamento em curva, além de um chassis recalibrado. Este R Clubsport contará com um sistema de tração integral a operar em conjunto com um diferencial traseiro com vectorização de binário, a possibilitar uma distribuição de 100% do binário entre cada uma das rodas posteriores, além de um modo Drift.

A potência deste R Clubsport virá do já conhecido motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888 com mais do que os 320 cv do Golf R, que para agradar aos mais puristas poderá vir a trazer uma caixa manual em vez da de dupla embraiagem DSG7 utilizada no GTI Clubsport e no R. É também possível que a VW opte por remover os bancos traseiros, de modo a poupar peso – tal como fez no GTI Clubsport S Mk7.

Deixe um comentário

*