Porsche Taycan é o novo “safety car” da Fórmula E

Porsche Taycan Turbo S safety car Formula E

Versão Turbo S da berlina elétrica sucede ao Mini Pacesetter e ao BMW i8 Roadster.

Aproxima-se o início da nova temporada da Fórmula E, que tem início para 28-29 de janeiro em Daria, na Arábia Saudita. Esta prova de abertura marcará também a estreia de um novo “safety car”, que este ano será um Porsche Taycan Turbo S.

Trata-se da versão de topo da berlina elétrica que conta com 761 cv e 1050 Nm extraídos de uma dupla de motores (um por eixo, o que lhe permite ter tração integral), a anunciar uma capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos – 0,2 segundos mais rápido do que os próprios monolugares elétricos da Fórmula E – e uma velocidade máxima de 260 km/h. Este Taycan “safety car” foi apresentado com um padrão multicolorido que representa cada uma das equipas em prova, assim como as cores representativas do campeonato e da FIA. Enverga o #22 em alusão ao número de carros que compõem a grelha nesta época. Para poder ser um “safety car”, o Taycan Turbo S foi obrigado a receber luzes adicionais nos para-choques dianteiros e traseiros, além de uma barra luminosa no tejadilho.

Por dentro, este sucessor do Mini Pacesetter e do BMW i8 Roadster, traz um arco de segurança em substituição dos bancos traseiros, cintos de segurança com seis apoios, a que se junta um sistema de comunicação de alta tecnologia, um sistema de registo de dados da Marelli e um extintor.

O Taycan registou 41.296 unidades vendidas em todo o mundo em 2021, um valor superior às 38.464 obtidas pelo 911.

Deixe um comentário

*