Toyota GR Yaris ganha escape Akrapovic em titânio

Toyota GR Yaris com escape Akrapovic

Além de mais leve, o novo escape permite mais potência e uma sonoridade mais “rouca”.

A Akrapovic criou um novo escape em titânio para o Toyota GR Yaris. Os eslovenos, que têm vindo a alargar o seu leque de oferta no mundo dos automóveis sobretudo na última década, desenvolveram um escape Slip-On Race Line que permite aumentar o grau de diversão do “pocket rocket” nipónico.

Este novo escape com duas ponteiras redondas possui um coletor interno fundido entre dois silenciadores, com um terceiro silenciador posicionado mais a montante, dando um especial cuidado à sonoridade emita na faixa de rotação média e alta. Com 110 mm de diâmetro (tal como o escape que a Akrapovic fez para o GR Supra), o que com que seja mais largo do que o escape de fábrica, este novo componente “aftermarket” tem 7,8 kg, menos 37% do que antes. Este sistema possibilita ainda a redução da contrapressão, e se a isso se juntar o opcional Evolution Link Pipe, remove o filtro de partículas e aumenta o débito de potência em cerca de 18,3 cv e o binário em 21,8 Nm.

O único senão é que este novo escape não cumpre com as normas de emissões para circular em estrada, obrigando a que seja utilizado apenas em pista. O vídeo abaixo permite ter uma ideia da sonoridade mais “rouca” deste novo escape.

Recorde-se que o GR Yaris conta com um motor 1.6 de três cilindros turbo com 261 cv e 360 Nm, surgindo acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Deixe um comentário

*