Volvo prepara novo SUV elétrico para 2024

Volvo Recharge Concept

Modelo a produzir na China e nos EUA estreará uma nova plataforma e posicionar-se-á em termos de dimensões entre o XC60 e o XC90.

A Volvo está a desenvolver um novo SUV elétrico que prevê lançar no final de 2024. Segundo a Automotive News, a marca sueca começará por lançar este modelo de nome ainda desconhecido no mercado chinês. No início do ano seguinte será também produzido nos EUA. Os nórdicos estimam fazer 100 mil unidades/ano na proporção de 60% na China e 40% nos EUA. Esse valor será menos de metade das 215 635 unidades produzidas do XC60 atual.

A chegada deste SUV, que estreará uma nova plataforma específica para elétricos, coincidirá com a introdução de um novo processo de fundição de peças. Esta novidade posicionar-se-á em termos de dimensões entre o XC60 (4,70 metros de comprimento) e o XC90 (4,95 m). Sendo que, ao que tudo indica, embora seja maior (cerca de 4,80 m), este modelo, conhecido pelo nome de código V546, será efetivamente o sucessor do XC60 térmico. Visualmente, este modelo será inspirado pelo Recharge Concept (na imagem) mostrado no ano passado. Sabe-se também que este SUV elétrico contará com um sistema avançado de condução autónoma.

Além deste novo SUV elétrico do segmento D, a Volvo já confirmou a aposta num sucessor do XC90, designado para já internamente como V536, mas que deverá chamar-se Embla quando chegar ao mercado. Recorde-se que doravante a marca sueca passará a utilizar nomes tradicionais em vez de designações alfanuméricas. Recorde-se que a Volvo quer transitar até ao final de presente década para uma gama 100% elétrica.

Deixe um comentário

*