Mercedes EQE recebe versão AMG com 687 cv e 1000 Nm

Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+

Modelo elétrico está ainda disponível numa versão desportiva menos potente com 476 cv e 858 Nm.

Tal como fez com o EQS, a Mercedes-Benz aposta em versões desportivas com selo AMG para a berlina elétrica EQE. A dupla chama-se Mercedes-AMG EQE 43 e 53 4Matic+ e chegará na segunda metade deste ano.

A versão menos potente, o EQE 43 4Matic+ traz 476 cv e 858 Nm debitados de uma dupla de motores (um por cada eixo), permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O equivalente térmico E53 com 435 cv cumpre a mesma tarefa em 4,5 segundos. Já a velocidade máxima da nova versão desportiva da berlina elétrica é de 210 km/h. Por sua vez, a versão mais potente 53 AMG 4Matic+ parte com 626 cv e 950 Nm, possibilitando acelerações 0-100 km/h em 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h. O modelo térmico mais próximo é o E63 AMG com motor V8 4.0 biturbo a gasolina de 571 cv e 750 Nm que cumpre a mesma tarefa precisamente com o mesmo tempo. Contudo, o E63 ainda oferece uma versão mais potente S. O EQE 53 4Matic está disponível com um pack AMG Dynamic Plus que lhe permite subir a potência para 687 cv e 1000 Nm, sendo que nesta configuração o tempo 0-100 km/h desce para 3,3 segundos e a velocidade máxima sobe para 240 km/h. A bateria do 43 e do 53 elétrico tem 90,6 kWh de capacidade com 360 células individuais associados a um sistema elétrico de 400V. Estes modelos carregam até 11 kW ou 22 KW num sistema AC ou até 170 kW num sistema DC. Nessa tomada rápida é possível obter o equivalente a 180 km de autonomia em cerca de 15 minutos. A AMG diz que a autonomia rondará os 500 km.

Em termos dinâmicos, as duas versões AMG contam com uma suspensão adaptativa e pneumática AMG Ride Control+, 15 mm mais baixa nos modos Sport e Sport Plus, com as rodas direcionais do eixo traseiro a rodarem até 3,6 graus de série. A isso junta os modos de condução AMG Dynamic Select. Acrescenta também discos de travão de 415 mm com pinças de seis êmbolos no eixo dianteiro e discos de 378 mm e pinças de um pistão atrás. Em opção existem discos carbocerâmicos. Para melhorar a capacidade de travagem existe a função i-Booster que otimiza a sensação de travagem no pedal. A sonoridade pode ser definida nos modos Balanced, Sport e Powerful. Esteticamente, não houve mudanças muito radicais face ao EQE equipado com o pack AMG Line. Diferenciam-se pelas barras verticais cromadas na grelha preta, para-choques com um formato ligeiramente, saias laterais mais largas, spoiler traseiro e difusor traseiro e jantes de 20 a 21 polegadas. Pode ainda ser configurado o Night Package com apontamentos em preto e cromado escuro, além de vários elementos em fibra de carbono. Por dento, há alguns logos AMG, um volante em couro de fundo plano, forro das portas em Alcantara, pedais AMG e bancos desportivos, a que se juntam detalhes em vermelho e tapetes específicos. O Hyperscreen de 1410 mm é opcional.

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