SUV elétrico da Lotus já tem data de estreia

Render do Lotus Type 132

Modelo para já conhecido pelo nome de código Type 132 terá visual inspirado no hipercarro Evija.

A Lotus vai apresentar o “Type 132” a 29 de março. O SUV elétrico promete ser o modelo mais “radical” que a marca britânica nas últimas décadas, isto se excluirmos o hipercarro de 2000 cv Evija. Este Type 132 servirá também para reforçar o rumo da eletrificação total do emblema de Hethel, com a promessa de não comprometer os princípios da marca fundada por Colin Chapman, que se apoia na simplicidade e leveza das suas propostas. Num novo vídeo teaser, é também possível ver novos detalhes do SUV de luxo “zero emissões”, nomeadamente as jantes, faróis em LED, o sistema propulsor elétrico e o tablier, onde se vê um volante revestido em Alcantara e com a marca das 12h, mas também a instrumentação digital. As imagens deixam ainda perceber que a traseira do Type 132 contará com uma barra luminosa em LED a toda a largura e uma linha de tejadilho de formato coupé.

Juntando toda a informação disponível até agora, prevê-se que o Type 132 tenha linhas angulares e uma silhueta bastante desportiva. As imagens publicadas pela Car Magazine mostram que o SUV será inspirado no Evija. Feito com base na nova plataforma Premium, o Type 132 terá dimensões aproximadas às do Porsche Cayenne. O SUV ser lançado com dois níveis de potência: 710 e 884 cv. Será possível optar por uma bateria de 92 ou de 120 kWh de capacidade, sendo que a arquitetura de 800V possibilitará carregamentos rápidos. Destaque ainda para a inclusão de um router 5G e das atualizações de software over the air. Na sua configuração base, o Type 132 contará de série com uma suspensão de triângulos sobrepostos em ambos os eixos, vectorização de bário e suspensão pneumática. Em opção, existirá um sistema de controlo anti-rolamento, travões carbocerâmicos, quatro rodas direcionais e barras antiaproximação ativas. Em termos de tecnologia, destaque para o sistema LiDar de apoio à condução semiautónoma e um sistema inteligente de apoio à condução similar ao da F1.

O carro será desenhado e desenvolvido no Reino Unido, a parte de engenharia será num novo centro situado em Frankfurt (na Alemanha), sob a orientação de Franco Cimatti (ex-Ferrari), o dinheiro e o know-how da parte elétrica virá da China e os sistemas de segurança e de assistência à condução virão do centro da Geely na Suécia.

Além do Type 132, a Lotus prevê lançar outros elétricos: o coupé de quatro portas 133, um SUV elétrico mais pequeno 134 e um desportivo 135 que será feito a meias com a Alpine.

Deixe um comentário

*