EQS SUV é o novo elétrico de referência da Mercedes

Mercedes EQS SUV

Modelo de até sete lugares faz a ponte entre propostas da Mercedes-Benz e da Maybach.

Depois de estrear no ano passado a berlina elétrica de topo EQS, agora é a vez de ser apresentado o EQS SUV, apontado ao topo do segmento. Este EQS com versões de sete lugares e com maior altura ao solo faz a ponte entre a gama da Mercedes-Benz e o emblema de luxo Maybach. Este potencial concorrente do Audi E-Tron, Tesla Model X e do BMW iX chega antes do final do ano.

O EQS SUV assume-se como uma proposta maior e mais espaçosa face à berlina com a qual partilha o seu nome. No lançamento, estão previstas as mesmas versões do EQS Sedan, embora com um ligeiro incremento de potência: ou seja, desta feita, o 450+ com tração traseira e 355 cv/264 kW e 568 Nm, além do 580 4Matic com uma dupla de motores (um por eixo) a debitar um total de 536 cv/400 kW e 858 Nm. Segundo o fabricante, a opção de tração integral dispõe de uma função Torque Shift, que assegura uma distribuição variável inteligente e contínua do binário entre os dois eixos. As duas variantes possibilitam carregamentos até 200 kW, permitindo encher de 10 a 80% da bateria em 31 minutos numa tomada rápida. Numa toma convencional a mesma tarefa é cumprida em 11,25 horas. A marca de Estugarda diz que o SUV tem uma autonomia máxima até 600 km (WLTP), menos que os 770 km anunciados para a berlina.

Por dentro, a versão 450+ traz de série um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã central de 12,8”, a que junta um tejadilho panorâmico, bancos aquecidos e ventilados, tendo opção de uma terceira fila de bancos. Já 580 4Matic incorpora de fábrica o MBUX Hyperscreen que junta três ecrãs num painel curvo de 56”, que poderá ter a companhia de um sistema de entretenimento específico para os lugares posteriores com dois ecrãs de 11,6” e um tablet (amovível) a consola central que possibilita, por exemplo, reclinar os bancos. O EQS SUV inclui de série a suspensão pneumática Airmatic com amortecimento adaptativo, seletor de modos de condução (com os modos Comfort, Sport, Eco e Individual) e eixo traseiro direcional com inclinação até 10 graus. Na consola central é possível gravar até sete perfis acionáveis através de impressão digital. Estes permitem fixar regulações fixas dos bancos, entre outras opções personalizáveis.

O EQS SUV tem 5130 mm de comprimento, 1955 mm de largura, 1727 mm de altura e 3200 mm de distância entre eixos, o que significa que é 198 mm mais alto que a berlina EQS. A segunda fila vem equipada com bancos reguláveis eletricamente até 127 mm, permitindo um espaço para joelhos a variar entre 838 e 965 mm.

Deixe um comentário

*