Novo Skoda Fabia de ralis tem quase 300 cv

Skoda Fabia RS Rally2

RS Rally2 traz tração integral e uma caixa sequencial de cinco velocidades.

A Skoda apresentou a quarta geração do Fabia há pouco mais de um ano e como seria de esperar agora é a vez da nova variante de competição Fabia RS Rally2. Apesar de ser feito com base na mesma plataforma MQB A0 do Fabia de produção, o modelo de competição foi alvo de inúmeras mudanças. Por exemplo, o novo modelo pintado na cor Mamba Green é capaz de gerar o dobro da “downforce” do seu antecessor.

Outra diferença importante, é que ao contrário do Fabia de estrada, de tração dianteira com uma potência máxima de 150 cv, este modelo de ralis tem tração integral e 291 cv. O motor é um 1.6 de quatro cilindros (baseado no 2.0 TSI) capaz de atingir 430 Nm. A potência é distribuída pelas quatro rodas através de uma caixa sequencial de cinco velocidades. A divisão de competição da marca checa incluiu neste Fabia RS Rally2 diferenciais mecânicos à frente e atrás.

Em complemento, os engenheiros adicionaram um comando eletro-hidráulico da embraiagem entre os eixos de forma a desengatar os eixos dianteiro e traseiro, utilizando o travão de mão. Esta caraterística será particularmente útil em curvas mais fechadas. O chassis também foi totalmente alterado, recebendo jantes de 15 polegadas com discos de travão de 300 mm para provas de gravilha ou de 18 polegadas, com discos de 355 mm à frente e de 300 mm atrás, para competições em asfalto. O Fabia RS Rally2 traz um depósito de combustível com 82,5 litros de capacidade, feito de nylon e com revestido de borracha especial no interior, de forma a reduzir o risco de fugas. O depósito em si é feito de uma combinação de Kevlar e de fibra de vidro. Este novo modelos de ralis tem uma velocidade máxima limitada a 200 km/h. Dotado de uma caixa de passagens mais curtas, acrescenta também uma suspensão personalizada de configuração MacPherson à frente e atrás. Tal como é possível ver nas imagens, a carroçaria foi alargada face ao modelo de estrada e há novas entradas de ar.

A Skoda Motorsport já venceu 12 títulos mundiais, tendo vendido mais de 450 unidades deste Fabia RS, que ao todo já ganhou 1700 provas.

Não está previsto que este Fabia de ralis venha a dar origem a um modelo de estrada com selo RS, ao estilo do VW Polo GTI.

Deixe um comentário

*