Hyundai mostra protótipo do Ioniq 6 N e de um coupé fuel-cell

Hyundai N Vision 74 e RN22e Concept

Modelo de competição elétrico RN22e e o tração traseira de estilo retro N Vision 74 foram as surpresas do N Day.

Para o N Day deste ano, a Hyundai reservou duas surpresas de cariz desportivo. Já com o Ioniq 5 N prometido para 2023, a marca sul-coreana revelou dois protótipos que, quem sabe, a médio-prazo poderão vir a dar origem a modelos de produção: o N Vision 74 é inspirado no Pony da década de 1970 e o RN22e abre caminho para o futuro desportivo elétrico Ioniq 6 N.

Do ponto de vista técnico o N Vision 74 incorpora uma bateria e uma pilha de combustível (alegadamente a mais evoluída de sempre produzida pela Hyundai). Segundo o fabricante, este coupé conta com um sistema que permite uma melhor eficiência no arrefecimento. A utilização de uma fuel cell permite, também, reduzir os tempos de abastecimento, comparativamente com um carro elétrico. A nível de performance, estamos perante uma verdadeira “máquina de drift” com um motor em cada roda traseira, a gerarem mais de 671 cv e 900 Nm. Este conjunto utiliza um sistema de vectorização de binário melhorado. Com a bateria e fuel cell cheias, possibilita realizar mais de 600 km. É visualmente inspirado no Pony concept de 1974, mas também segue o conceito já visto no N 2025 Vision Gran Turismo de 2015.

Por sua vez, o radical RN22e é feito com base no Ioniq 6 e funciona como uma montra do que poderá vir a ser um N elétrico. Estamos perante um modelo de pista com a mesma configuração do Kia EV6 GT, ou seja, com 430 kW/585 cv. Este concept traz novidades específicas em termos de vectorização de binário e de distribuição de potência, assim como na redução de peso. Como seria de esperar num protótipo com estas caraterísticas, conta com novidades aerodinâmicas, com destaque para uma asa traseira de grandes dimensões, além de pinças de travão de quatro êmbolos.

Deixe um comentário

*