SUV elétrico Gordon Murray pesará menos que o Mazda MX-5

Render do SUV elétrico de Gordon Murray

Modelo do segmento B será revelado em formato protótipo no início de 2024.

A Gordon Murray já tinha confirmado que vai avançar com dois SUV elétricos generalistas. Agora, em entrevista à Autocar, Philip Lee, o recém-empossado CEO do Gordon Murray Group, adianta que o primeiro destes modelos terá entre 1100 e 1200 kg. Isto significa que o modelo de quatro lugares do segmento B, a revelar ainda em formato de protótipo no início de 2024, será entre 300 e 400 kg mais leve do que um Renault Zoe, alinhando, entre outros, pela bitola do roadster Mazda MX-5 que ronda os 1100 kg.

Já o segundo SUV da Gordon Murray que se encontra na calha será maior e por isso mais pesado – embora mais leve do que os concorrentes diretos. Lee disse que a redução de peso deve-se sobretudo ao formato das baterias, que contarão com um líquido de arrefecimento “imersivo” e que foram desenhadas dentro de uma estrutura rígida integrada no chassis do carro, permitindo ao mesmo tempo fácil acesso para a sua manutenção. A juntar a isso, o pack possui uma elevada densidade energética e capacidade para aguentar temperatura extremas.

Outro fator que contribui para o baixo peso prende-se com a utilização da plataforma utilizada, com base no processo iStream (patenteado por Murray), que troca painéis convencionais de aço estampado por uma combinação de uma estrutura metálica espacial e painéis compostos em sanduíche. Segundo Murray, a construção via iStream requer menos energia e uma pegada ambiental inferior.

Deixe um comentário

*