Gordon Murray prepara dois SUV elétricos generalistas

SUV GMD render

Dupla promete inovar ao nível da autonomia e de comportamento dinâmico.

A Gordon Murray Automotive (GMA) conquistou os mais puristas com dois supercarros de motor V12, o GMA T50 e o T33. Contudo, segundo a Autocar, a marca britânica prepara-se para avançar com dois SUV elétricos mais “mainstream” para meados desta década.

Esta dupla de modelos (na imagem um “render” digital de um deles) serão desenvolvidos com base numa nova plataforma específica, embora sob a alçada da nova divisão Gordon Murray Group. Gordon Murray vai dizendo que estes modelos trarão novidades em termos de autonomia e de comportamento dinâmico. Em termos conceptuais, estes dois modelos “revolucionários” seguirão os mesmos princípios dos supracitados supercarros, que se concentram na redução de peso, eficiência aerodinâmica, manobrabilidade e oferecendo apenas o equipamento essencial. Um dos SUV será um modelo de tração dianteira para quatro ocupantes, enquanto o outro será um 4×4 com cinco lugares. O mais pequeno terá menos de 4 metros de comprimento e terá uma versão comercial. Um dos modelos terá o símbolo da GMA, enquanto o outro será desenvolvido para outro construtor. Estes dois modelos serão produzidos com base no sistema iStream, patenteado por Murray, que requer um investimento 80% na linha de montagem e implica uma “pegada ecológica” 40% inferior. Em termos práticos, este método permitirá ter um modelo cerca de 200 kg mais leve face a um modelo equivalente fabricado de forma convencional.

Gordon Murray investirá 350 milhões de euros em cinco anos para aumentar o seu portefólio. Desse investimento faz parte a construção de um novo quartel-general em Windlseham, Surrey (no Reino Unido).

Deixe um comentário

*