Sucessor do Lexus LFA poderá receber caixa manual

Lexus Electrified Sports Concept

Supercarro elétrico poderá receber um sistema que simula uma caixa manual, de forma a tornar a condução mais envolvente.

A Lexus já tinha admitido que está a preparar um sucessor do LFA, mas agora o CEO da marca japonesa acrescentou que o modelo elétrico antecipado pelo Electrified Sport Concept (nas imagens) poderá recorrer uma espécie de caixa manual. Segundo as palavras de Koji Sato à Top Gear, o objetivo é tornar a condução mais envolvente. Aliás, a Toyota patenteou no início deste ano um sistema que aponta para uma solução desse género.

Sem adiantar nada acerca das caraterísticas técnicas deste supercarro, Sato adiantou no entanto que este modelo será uma referência interna em termos de dinâmica de condução. Nesse sentido, o principal desafio da equipa de desenvolvimento é que este modelo “zero emissões” replique a condução excitante do LFA. O homem-forte da Lexus admite que, devido às caraterísticas do sistema propulsor, este novo topo de gama contará com maior binário e capacidade de resposta comparado com o antigo modelo de referência da marca.

Outras tecnologias que deverão ser incluídas neste modelo de nome ainda desconhecido será uma direção “steer-by-wire” e um sistema de vectorização de binário mais sofisticado. Esperam-se ainda elementos aerodinâmicos ativos. Em cima da mesa estará uma proposta com vários elementos em fibra de carbono. Especula-se ainda que poderá recorrer a uma bateria em estado sólido, com a promessa de um alcance até 700 km.

Deixe um comentário

*