Maturo Stradale revisita o Lancia Delta Integrale

Maturo Stradale

Restomod procura recuperar a essência do mítico modelo de ralis do Grupo A.

Após cinco anos de intenso trabalho, os neerlandeses da Maturo Competition Cars fizeram um “remake” do Lancia Delta Integrale. O projeto pretende fazer a ponte entre a versão de estrada e o lendário modelo de ralis do Grupo A. Serão construídas 10 unidades.

Cada Maturo Stradale é feito com base num chassis de um 16v Integrale, embora este seja todo “descascado” e reforçado com mais de 250 novos pontos de soldadura, de modo a reforçar a sua rigidez estrutural. A partir desse ponto, o chassis é polido e recebe um arco de segurança, para aumentar ainda mais a rigidez. Posteriormente, toda a carroçaria é feita em fibra de carbono, procurando replicar da melhor forma o Delta de competição – apenas acrescentando um lábio dianteiro e uma asa traseira mais pronunciada. A carroçaria é 50 kg mais leve e ao todo este “restomod” pesa apenas 1190 kg – sensivelmente menos 140 kg que o Delta Evo de estrada.

Debaixo do capot em carbono está um motor 2.0 de quatro cilindros “twin-cam” Lampredi que foi totalmente reformatado, recebendo novas cabeças dos cilindros, cambota, pistões, bielas, injetores, válvulas e um turbo reconstruído. A base para o turbo é a original, mas todo o miolo é novo, passando a incluir rolamentos. O sistema de admissão também foi aprimorado, de modo a aumentar a pressão de 1.2 para 1.8 bar. De resto, quase todos os restantes componentes são mais leves e mais resistentes do que antes. A potência é superior a 380 cv e 549 Nm. O motor surge acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que foi igualmente reforçada. A Maturo oferece ainda em opção uma caixa “dog-leg” que pretende replicar a do modelo de ralis. A potência é transmitida às quatro rodas através de novos diferenciais de deslizamento limitado à frente e atrás. Os travões são herdados do carro do Grupo A, recorrendo a discos de 330 mm à frente e de 282 mm atrás, complementados por um travão de mão separado. A cereja no topo do topo do bolo são as jantes forjadas Evo Corse de 17 polegadas.

De série, este “restomod” vem equipado com amortecedores com quatro níveis de ajuste com molas helicoidais e um sistema hidráulico. Destaque para os modos Rally, Race e Highway, que ajustam a altura ao solo e a firmeza do amortecimento.

Por dentro, tudo foi redecorado, com novos elementos no tablier, forro das portas e consola central. Realce para as bacquets Sparco em fibra de carbono de série e para a opção de remoção dos lugares posteriores. Novo é o painel de instrumentos, o volante, o punho da caixa de velocidades e do travão de mão, assim como alguns botões do tablier.

Os testes deste Maturo Stradale arrancarão no final do ano, mas já é possível encomendar o carro. O preço ainda não foi revelado.

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