Restomod convertido pela Gorgona Cars conta com um motor moderno de um ND com 184 cv.
A jovem empresa italiana Gorgona Cars criou um restomod muito especial chamado NM Concept. Para o efeito converteu um Mazda MX-5 da primeira geração num speedster “single seater”. Além disso, colocou ao serviço do clássico um chassis melhorado e um motor moderno Skyactiv-G herdado da quarta geração (ND) do modelo nipónico.
Este NM (Naked Monoposto) Concept foi revelado durante a maior concentração de sempre de MX-5 realizada no Autódromo de Modena, em Itália.
O protótipo conta com um formato barchetta, inspirado nos protótipos de fábrica Mazda Miata M Speedster (NA) de 1995, no Miata Mono-Posto (NB) de 2000 e no Mazda MX-5 Speedster (ND) de 2015. Para o efeito, o tejadilho e o para-brisas foram removidos. O lugar do “pendura” foi tapado por uma estrutura na cor da carroçaria e há uma bossa aerodinâmica atrás do encosto de cabeça do condutor, assim como um spoiler integrado na tampa da mala que remete para o Mazda M2-1006 “CobraSter” concept de 1992. Em opção, é possível escolher o capot, guarda-lamas e portas em fibra de carbono. Entre os outros detalhes específicos é importante referir uma abertura debaixo do capot em alumínio que auxilia o arrefecimento, o lábio dianteiro, faróis escamoteáveis em LED, portas mais pequenas, novas capas dos espelhos, piso aerodinamicamente otimizado e difusor traseiro. No exterior, os cromados passaram a ter acabamento mate, contrastando com o tom amarelo da carroçaria, e há jantes Enkei RPF1 de 15 polegadas escurecidas “calçando” pneus Yokohama A052.
Por dentro, realce para a bacquet RCC com cinto de segurança de quatro apoios, volante Momo e revestimentos em Alcantara. Este modelo não tem ar condicionado, infotainment, nem sequer sistema de som. A mala possui 160 litros de capacidade. Em complemento, este restomod recebeu o dobro da rigidez torcional no chassis, graças à inclusão de saias mais altas, roll-bar debaixo da bossa traseira, além de reforços nos sub-chassis e na zona inferior da carroçaria. Realce ainda para a suspensão ajustável tipo coil-over e para o sistema de travagem mais potente.
Já o motor é um 2.0 Skyactiv-G naturalmente aspirado com 184 cv e 205 Nm, auxiliado por uma caixa manual de seis velocidades e por um diferencial autoblocante traseiro, também herdados do ND. As prestações não foram anunciadas.
A Gorgona Cars foi fundada pelo engenheiro de automóveis David Galliano e pelo jornalista especialista na área dos automóveis Omar Abu-Eideh. A produção deste NM Concept será consumada num número reduzido de unidades, que dependerá da procura. O preço rondará os 70 mil euros, antes de impostos, já incluindo o carro que servirá de base à conversão.