Jeep Avenger anuncia até 400 km de autonomia

Jeep Avenger

O primeiro modelo totalmente elétrico da marca americana chega em 2023.

A Jeep acredita que o Avenger, o seu modelo mais pequeno de sempre, tem potencial para atrair clientes mais jovens, em especial mulheres. Depois de apostar nos híbridos, a marca norte-americana aventura-se no seu primeiro modelo 100% elétrico – que será o primeiro de quatro EV a lançar na Europa até 2025, sendo que o objetivo é dedicar a gama apenas a propostas “zero emissões” até 2030.

A lançar no início de 2023, o Avenger recorre a uma versão modificada da plataforma do Peugeot 2008, a e-CMP2. A carroçaria e o interior são totalmente novos. Espera-se que a Alfa Romeo também venha a ter um “irmão” deste carro, que será construído em Tychy, na Polónia. O Avenger é também a primeira proposta da Jeep a ser desenhada fora dos EUA. Apesar de ser um modelo de tração dianteira, mantem a tradicional capacidade para todo o terreno. Além do sistema Hill Descent Control vem equipado com a tecnologia Selec-Terrain com os modos de condução Eco, Normal, Sport, Sand, Mud e Snow. A altura ao solo é de 200 mm, com um ângulo de entrada de 20 graus, ventral de 20 graus e de saída de 32 graus. Contudo, o propósito principal do Avenger é o de ser uma proposta urbana.

Visualmente, a sua linha de ombros e os arcos das rodas de formato trapezoidal remetem para o Willys de 1941, juntando a isso os pilares C flutuantes ao estilo do Compass e do Grand Cherokee. A grelha de sete filamentos é também a de família, embora aqui surja totalmente fechada – com o sistema de arrefecimento a vir debaixo do para-choques. É possível escolher entre sete cores exteriores, havendo em catálogo opção para decorações no tejadilho, capot e grelha. As jantes podem ir de 16 a 18 polegadas.

Por dentro, destaque para o painel de instrumentos de 7 ou 10,25 polegadas e para o ecrã central de 10,25 polegadas com sistema Android Auto dotado de uma função de ativação por voz natural. Nota ainda para o sistema de condução semiautónoma de nível 2.

Os responsáveis da Jeep acreditam no potencial deste Avenger na Europa, projetando inclusivamente que venha a tornar-se no “best seller” da marca até 2024.

Com 4084 mm de comprimento, este modelo mais pequeno do que o Renegade tem 1541 kg (340 kg só do sistema elétrico). A bagageira tem 380 litros de capacidade. A bateria de 54 kWh de capacidade é composta por 17 módulos que se distribuem por baixo dos bancos da frente e de trás. No lançamento, o Avenger é proposto com um motor de 156 cv/115 kW e 260 Nm. Anuncia autonomia até 400 km (WLTP) ou 500 km em cidade. Com um carregador rápido a 100 kW consegue obter 30 km de alcance em três minutos ou encher de 20 a 80% em 24 minutos. Numa wallbox a 11 kW é possível obter 100% da carga em 5,5 horas. Para mais tarde está também prevista uma versão a gasolina, com motor 1.2 de três cilindros turbo.

Existe uma edição de lançamento Avenger 1st Edition que estará disponível em pré-reserva online. Esta estará disponível em três tonalidades, duas delas bicolores: Sun Yellow e Volcano Black ou Granite Grey e Volcano Black. A alternativa simples é em Volcano Black. Esta versão tem vidros traseiro escurecidos, jantes de 18 polegadas, faróis em LED, luz ambiente multicolor, bancos premium aquecidos e com detalhes em amarelo, limpa para-brisas aquecido, piso modulável da bagageira, tampa da mala elétrica com função mãos-livres, carregador por indução do smartphone, sensores de estacionamento, câmara traseira, entre outros.

Deixe um comentário

*