Mercedes EQE SUV tem versão de topo com 687 cv

Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+

Versão com mais autonomia do modelo elétrico anuncia um alcance máximo até 590 km.

A “ofensiva” de modelos elétricos da Mercedes-Benz continua com o EQE SUV. Trata-se do “irmão” mais pequeno do EQS SUV, que estará disponível para encomenda antes do final do ano, sendo que as primeiras unidades têm chegada prevista para o primeiro semestre de 2023.

O EQE SUV, potencial concorrente do BMW iX, é o quarto modelo a recorrer à plataforma EVA, a mesma do EQS SUV, EQS sedan e EQE sedan. Está disponível em versões de tração traseira e integral, tendo três motorizações à escolha. A versão base, o EQE 350+ SUV é um modelo com apenas um motor traseiro e é capaz de debitar 292 cv e 565 Nm, seguido de uma versão com dois motores/tração integral EQE 350 4Matic com a mesma potência mas 765 Nm binário, e o EQE 500 4Matic com 408 cv e 858 Nm. Em meados do próximo ano chegará o EQE 43 4Matic SUV de 476 cv e 858 Nm, que anuncia 0-100 km/h em 4,3 segundos. Na mesma altura chegará a versão de topo Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ com 626 cv/460 kW e 950 Nm (ou 687 cv/505 kW e 1000 Nm na opção com o pack AMG Dynamic Plus). Apesar dos 2690 kg, esta versão de topo faz 0-100 km/h em 3,5 segundos com o modo Race Start acionado. A autonomia da gama varia entre 375 e 590 km (WLTP).

Com 4,86 metros de comprimento, o EQE SUV posiciona-se entre o EQC e o EQS SUV. Aliás, este “mini EQS SUV” tem 3,03 m de distância entre eixos e 1,94 m de largura, 1,69 m de altura. O EQE SUV vem equipado de série com um carregador de 11 kW (com opção de 22 kW). Em corrente direta, aceita um máximo de 170 kW.

O interior vem equipado em opção com o Hyperscreen, que foi apresentado com o EQS. Trata-se de um painel que ocupa todo o tablier, com 141 cm, e que inclui o painel de instrumentos com 12,3 polegadas, o ecrã central de 17,7 polegadas e um ecrã de 12,3 para o “pendura”. Os dois últimos são táteis e com tecnologia OLED. Entre o equipamento de fábrica inclui a climatização automática de duas zonas (a de quatro zonas é opcional), câmara traseira, cruise control (adaptativo é opcional) e uma bomba de calor que aproveita o calor do motor para aquecer o habitáculo. A bagageira tem 520 litros de capacidade, extensíveis a 1675 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Em opção, a fila posterior pode rebater em três secções, podendo também ser equipada com apoios de cabeça ajustáveis, providenciando mais 60 litros de capacidade de carga.

As variantes AMG acrescentam de série a suspensão adaptativa e as quatro rodas direcionais (ambos opcionais na restante gama). Recebem também barras estabilizadoras e um modo Sport+, que se junta aos restantes Eco, Sport, Comfort e Individual. Os EQE AMG ganham ainda um modo Offroad. As patilhas no volante permitem oscilar entre quatro modos de travagem regenerativa. O EQE SUV vem equipado com um sistema de carregamento bidirecional V2G.

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