Tesla Model Y foi o mais vendido da Europa em setembro

Tesla Model Y

Vendas do SUV elétrico superaram por larga margem o Peugeot 208 e o Dacia Sandero.

Nas vendas de setembro em toda a Europa, destaca-se um novo líder: o Tesla Model Y. O SUV elétrico norte-americano acumulou 29.595 registos (um recorde absoluto para um modelo 100% elétrico, tendo batido, por exemplo, o VW Golf, que se ficou pelo sétimo posto com 16.042 unidades). Prova do seu sucesso é que o Y foi #1 de vendas na Alemanha (país onde é produzido) com 9846 unidades e #2 no Reino Unido.

Top 10 de vendas na Europa em setembro de 2022:

1 Tesla Model Y 29,367

2 Peugeot 208 19,601

3 Dacia Sandero 17,733

4 Skoda Octavia 17,226

5 Toyota Yaris 16,275

6 Volkswagen T-Roc 16,048

7 Volkswagen Golf 16,042

8 Renault Clio 15,981

9 Nissan Qashqai 15,852

10 Fiat 500 15,669

Além do Tesla Model Y houve outros modelos elétricos a destacarem-se nas vendas, tal como o “irmão” Tesla Model 3 (11.705 unidades), o VW ID.4 (6717) ou o Fiat 500 elétrico (5076).

Curiosamente, a marca que liderou em setembro nos modelos de ligar à tomada, no geral, foi a BMW (8,9%), seguida da Mercedes-Benz (8,3%) e da Tesla (8,2%). O grupo VW (que inclui a VW e a Audi) registou 19,6%, destacando-se dos outros conglomerados.

Em resumo, este ano foram registados 1,7 milhões de carros “eletrificados” na Europa, um total de 21% do volume total.

O registo de carros de passageiros na Europa cresceu 9% em setembro face a 2021. Este é um bom sinal do mercado, que aumenta pelo segundo mês consecutivo, depois de um período superior a um ano sempre a cair nas vendas. Segundo dados da EV Volumes, quase um em quatro carros novos são carregáveis (24% de quota de mercado), sendo que no referido mês de setembro quase 250 mil carros de passageiros foram modelos de ligar à tomada – o melhor mês para esta tipologia de viaturas desde março e mais 7% face ao ano anterior. Desta franja, só o número de vendas de modelos 100% melhorou em 16% no espaço de 12 meses – acima da média geral -, tendência acompanhada pelos híbridos plug-in, que ainda assim cresceram 8% face a 2021.

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