Mercedes 300 SEL de 1971 renasce com motor V8 americano

Derelict 1971 Mercedes-Benz 300 SEL

Clássico rebatizado com o nome Icon Derelict foi mostrado no SEMA.

Considerado um dos modelos mais desejáveis de sempre da Mercedes-Benz, o 300 SEL (W109) ganhou o estatuto de lenda, sobretudo por causa das versões com motor V8. A mais conhecida delas é, por ventura, o Red Pig, que ajudou a na época AMG a ganhar nome na competição. Agora, a Icon 4×4 resolveu “arregaçar as mangas”, restaurando e transformando um exemplar de 1971 do 300 SEL. A principal novidade é a inclusão deste modelo, entretanto rebatizado, Icon Derelict é um motor V8 com compressor de LS9 de origem GM, cuja potência não foi revelada. Este mesmo bloco 6.2 debita 638 cv e 819 Nm no C6 Corvette ZR1. O motor surge acoplado a uma caixa automática 4L85-E, normalmente utilizada em pick-ups e SUV.

Começando pelo exterior, o preparador sediado em Los Angeles apostou em manter tudo igual, optando por manter “patine” não só na pintura como nos cromados. As jantes em alumínio EVOD também receberam a mesma solução de acabamento para dar o efeito de época.

Por dentro, a Icon 4×4 optou por materiais inspirados nos que foram utilizados originalmente pela Mercedes-Benz, restaurando também as aplicações em madeira originais. A consola central foi reconstruída, mantendo o aspeto de fábrica. Já os mostradores são os de origem, embora tenham recebido novos elementos no interior fornecidos pela Redline Gauges. Mesmo o rádio é o de série, embora tenha sido alterado de modo a incluir os comandos Bluetooth, quatro altifalantes da Focal, subwoofer duplo e um amplificador.

A Icon retrabalhou ainda toda a mecânica da berlina, que passou a inclui uma estrutura Art Morrision, uma suspensão ajustável de tipo coilover com eixo traseiro independente e braços tubulares, diferencial Art Morrison Dana 60 IRS, além de um escape de dupla ponteira em aço inoxidável 304 da Deeds Performance.

A Icon estreou o Derelict no SEMA, que estará aberto ao público esta semana. Está disponível em encomenda especial, com preços a começarem nos 454 mil euros.

Deixe um comentário

*