Renovado Audi e-tron passa a chamar-se Q8 e-tron

Audi SQ8 e-tron quattro

Além das mudanças estéticas, o facelift do SUV elétrico inclui mais autonomia.

A Audi atualizou o e-tron e com isso aproveitou para mudar a designação do SUV elétrico de topo para Q8 e-tron. O novo modelo, que se mantem disponível no formato convencional e Sportback, contempla mudanças visuais, uma bateria com capacidade adicional (o que permite um alcance superior) e maior eficiência, além de tempos de carregamento mais rápidos.

A gama continua a ser composta pelas versões 50, 55 e S. O sistema propulsor contempla motores elétricos modificados, com consumos mais baixos em velocidade estabilizada. Basicamente, a marca alemã aumento a potência do motor traseiro, que também utiliza menos energia para gerar mais binário. Os modelos 50 e 55 continuam com os préstimos de dois motores (um por eixo) e a variante mais potente com três (tendo um motor adicional atrás). O modelo 50 subiu para os 340 cv/250 kW e 664 Nm (mais 27 cv/20 kW e 104 Nm), o 55 mantem os 408 cv/300 kW em overboost e 664 Nm e o último, agora designado SQ8 e-tron, a continuar nos 503 cv/370 kW e 973 Nm.

A bateria também foi alvo de modificações a nível de software, embora permaneça a operar a 400V. A Audi diz que recorreu a células mais avançadas e a um novo sistema de gestão da bateria, aumentando a densidade energética até 20%. A isso alia uma nova disposição das células, o que resulta em maior eficiência energética. A bateria da versão base de 95 kWh de capacidade (86 kWh reais) permite saltar de 341 para 491 km de autonomia no Q8 e-tron 50 ou 505 no Sportback. Já o Q8 e-tron 55 vai dos 440 km para 582 km, com o Sportback a chegar aos 600 km. Em alternativa existe uma versão de 114 kWh (106 kWh reais) que chega aos 579 km e 600 km, respetivamente. A mesma bateria no SQ8 resulta em 494 km de alcance, extensíveis a 513 km no Sportback. A carga pode ser feita a 11 kW num sistema AC ou a 150 kW (50/55) e a 170 kW (S) num sistema DC. É possível encher de 10 a 80% da carga em 28 minutos na bateria mais pequena e em 31 minutos na bateria maior.

As mudanças estéticas incluem uma nova grelha, com um novo símbolo da Audi e um sistema de arrefecimento controlado eletronicamente. Na frente existe ainda um para-choques redesenhado e faróis com novas funções. Atrás, destaque para os farolins reconfigurados e novo para-choques. Novos são também os spoilers na zona inferior da carroçaria, que contribuem para reduzir o efeito de arrasto em 0,2. Outra novidade passa pela inclusão de série da suspensão pneumática.

Por dentro, a Audi apostou em revestimentos em material reciclado e novas decorações, bem como numa interface MMI modificado, onde se inclui de fábrica o MMI Navigation Plus e o e-tron router planer.

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