Novo Toyota Prius é um híbrido plug-in de 223 cv

Toyota Prius

Com uma estética totalmente nova, o híbrido é mais baixo, mais largo e tem mais distância entre eixos face ao antecessor.

A Toyota apresentou a quinta geração do Prius. Este modelo hoje mostrado no Salão de Los Angeles, nos EUA, será oficialmente revelado na especificação europeia a 5 de dezembro e estará à venda no final do primeiro semestre do próximo ano.

Na Europa o novo Prius estará disponível apenas como híbrido plug-in, reunindo um motor 2.0 de quatro cilindros de 148 cv combinado com um novo motor elétrico de 160 cv e uma nova caixa de velocidades, para um débito total de 223 cv (mais 101 cv face ao antecessor que contava com um motor 1.8 de quatro cilindros). O PHEV traz uma bateria com 13,6 kWh posicionada por debaixo dos bancos traseiros – quando antes se ficava por uma de 8,8 kWh. A marca diz que o aumento de capacidade da bateria permite uma autonomia 50% superior, sendo possível agora viajar mais de 68 km em modo elétrico (quando antes se ficava pelos 45 km). Além disso, o Prius plug-in está disponível com um painel solar, que poderá vir a aumentar o alcance em modo EV.

Esteticamente, o novo Prius mantem algumas linhas a fazer ponto com o passado, embora o formato do tejadilho lhe dê um aspeto mais coupé. Além disso, traz menos 50 mm de altura, mais 22 mm de distância entre eixos, embora o comprimento total seja 46 mm inferior, para um total de 4,53 metros.

Por dentro, o novo Prius segue a mesma linha do bZ4X, com um painel de instrumentos “flutuante” TFT de 7 polegadas e um sistema de infotainment com ecrã tátil que concentra a maior parte das funções, quase sem botões físicos (com exceção dos que controlam a ventilação e o volume).

Deixe um comentário

*