Restomod do Peugeot 205 GTI tem 200 cv

Tolman Edition Peugeot 205 GTI

Tolman apostou ainda na modernização do interior do pequeno desportivo.

A Tolman Engineering apresentou a primeira unidade do seu kit de preparação/restauro do Peugeot 205 GTI. A principal novidade no “hot hatch” clássico francês é a introdução de uma versão modificada do motor 1.9 de quatro cilindros, que inclui uma nova árvore de cames, cabeças dos cilindros com 16 válvulas portadas, ECU da Motec e um novo escape. O resultado são 200 cv de potência – mais 72 cv do que o original -, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Os britânicos aproveitaram ainda para reconfigurar a caixa manual de cinco velocidades, de modo a tornar as passagens de caixa mais fluídas. Em opção, o cliente dispõe de um diferencial Quaife Automatic Torque Biasing. A Tolman trouxe ainda a jogo amortecedores da Bilstein, com braços inferiores ajustáveis, e uma barra antiaproximação traseira específica. Em opção, existem ainda pinças de travão AP Racing e componentes dos travões em aço inoxidável. Novidade é também a direção com assistência elétrica e os pneus Michelin Youngtimer PE2.

Por fora, destaque para a introdução de faróis em LED. Por dentro, existem elementos modernos, nomeadamente Bluetooth, um painel de instrumentos digital Motec com ecrã LCD (embora recriando os menus originais), ecrã central tátil opcional e um subwoofer.

Para fazer cada um destes restomod, a Tolman “despe” um 205 original, aplicando-lhe um tratamento anticorrosão e uma proteção em cerâmica. Cada unidade demora cerca de 700 horas a fazer. Este kit custa 63 mil euros, antes de impostos.

Deixe um comentário

*