Audi “apimenta” RS6 Avant e RS7 Sportback

Audi RS7 Sportback Performance e Audi RS6 Avant Performance

Versões Performance trazem mais potência e binário, além de um novo diferencial autoblocante central.

A Audi apresentou duas novas versões Performance, neste caso para a RS6 Avant e para o RS7 Sportback. Ambas contam com uma versão mais “espigada” do motor V8 4.0 biturbo TFSI com 630 cv e 850 Nm, mais 30 cv e 50 Nm do que os modelos base. Graças a isso, este duo com tração integral quattro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos (menos 0,2 seg. do que as versões normais). Para o efeito, foram utilizados turbos maiores, com 2,6 bar de pressão. Qualquer um dos Performance recebe de fábrica o pacote RS Dynamic, que inclui quatro rodas direcionais e a velocidade máxima desbloqueada para 280 km/h.

Além do motor retrabalhado, a dupla inclui um novo e mais pequeno diferencial autoblocante central. Este possibilita que até 60% da potência seja distribuída no eixo posterior, em condições de condução normais. Dependendo da tração disponível, esse valor pode subir até 85% para a frente e 70% para trás. Este novo hardware permite maior controlo em curva e diminui o risco de subviragem numa condução mais empenhada, diz o fabricante.

A dupla Performance traz de série jantes em alumínio de 21 polegadas (que, em opção, podem ser de 22 polegadas). As jantes opcionais são mais leves, podendo poupar até 5 kg em cada uma, comparativamente com jantes normais desse tamanho. A acompanhar estão pneus Continental Sport Contact 7 285/30 com melhor aderência em piso seco e molhado, possibilitando reduzir o tempo de paragem em dois metros nos 100-0 km/h. Mais 34 kg são retirados da balança graças ao recurso aos travões carbocerâmicos. Os discos são de 440 mm à frente e de 370 mm atrás, podendo as pinças ser em vermelho, azul e cinzento no RS Dynamic Package Plus, que possibilita aumentar a velocidade máxima para 305 km/h.

Os dois novos Performance podem ser encomendados numa das 16 cores exteriores em catálogo, incluindo uma nova Ascari Blue, que pode ter acabamento mate ou metalizado, ou a nova Dew Silver mate. A isso junta elementos em cinza mate, nomeadamente o lábio dianteiro, lâminas laterais, capas dos espelhos, inserções nas saias laterais, barras de tejadilho, decorações laterais nas janelas e o difusor traseiro. Em alternativa, há um pack em carbono mate e com óticas escurecidas, que inclui ainda vidros traseiros e barras de tejadilho escurecidos e os logos da Audi em preto.

Por dentro, realce para os bancos revestidos em couro Valcona perfurada com pespontos em padrão favo de mel, consola central e punho da caixa revestido em microfibra Dinamica (um material 45% feito de garrafas de água recicladas). Há também um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, indicador específico quando é acionado o modo manual na caixa tiptronic e o launch control, além da projeção em LED com o símbolo RS Performance quando as portas da frente são abertas.

As encomendas abrem em dezembro e as primeiras entregas serão em abril de 2023.

Deixe um comentário

*