De Tomaso apresenta hipercarro com motor V12 de 900 cv

De Tomaso P900

Modelo de pista P900 é capaz de atingir 12.300 rpm e pesa 900 kg.

A De Tomaso revelou o P900, um hipercarro de pista limitado a 18 unidades que tem como principal cartão de visita um motor V12. Este bloco, colocado num ângulo de 60 graus, debita 900 cv e é capaz de atingir 12.300 rpm. Com 900 kg, este hipercarro italiano de dois lugares conta com tecnologia totalmente nova e opera apenas com recurso a combustível sintético – assumindo-se, na prática, como o primeiro V12 “neutro em carbono”. Custa 2,87 milhões de euros.

O baixo peso deve-se essencialmente à utilização de uma base em carbono e à carroçaria em fibra de carbono laminada. Já o motor, por si só, pesa 220 kg. Visualmente, houve um trabalho aprimorado a nível aerodinâmico. A estética remete pretende homenagear o P70 desenhado por Carroll-Shelby. Muitos elementos do P900 derivam do mundo da competição, incluindo um DRS ativo incorporado na asa traseira. Já os componentes em fibra de carbono são feitos pela Capricorn, sediada em Nürburgring, habituada a trabalhar na F1 e que ajudou a potenciar o Porsche 919 Evo Le Mans.

A De Tomaso diz que nesta altura ainda existem alguns exemplares disponíveis e que brevemente revelará as prestações deste P900. A estreia dinâmica do hipercarro ocorrerá na próxima primavera num evento a anunciar. Contudo, o motor continuar em processo de desenvolvimento até 2024. Caso os clientes queiram o carro antes dessa altura, receberão debaixo do capot um V10 derivado da F1. Os clientes receberão formação da De Tomaso sobre como correr com um modelo de competição, com a ajuda de uma equipa de mecânicos e engenheiros para ajudar antes e durante um track day.

Deixe um comentário

*