Ford F-150 Lightning poderá vir para a Europa

Ford F-150 Lightning

No âmbito de uma nova estratégia da marca, a pick-up é apenas um dos modelos “americanos” que têm porta aberta para o Velho Continente.

A saída de cena de cinco dos seus modelos mais representativos na Europa, o Mondeo, o S-Max, o Galaxy, o Fiesta e o Focus, obrigará a Ford a uma revolução da sua gama na Europa. A sua nova estratégia é apoiada em mais modelos “americanos”, elétricos e em quatro gamas. A nova “ofensiva” de modelos “zero emissões” começará nos próximos meses e durará até 2025, ano em que o Focus será descontinuado ao fim de quatro gerações.

Christian Weingaertner, o responsável de Marketing da Ford na Alemanha, Áustria e Suíça, anunciou a mudança de rumo, que é alicerçada em modelos de produção global, sem produtos específicos para a Europa. Um estudo interno da marca agora revelado aponta para um crescimento da preferência dos modelos de produção americana junto dos clientes europeus, especialmente no que diz respeito aos SUV, crossovers e pick-up. As vendas elevadas do Mustang Mach-E, do Explorer, do Kuga e do Puma no “Velho Continente” parecem mostrar isso mesmo. Weingaertner diz que esta é uma oportunidade para um reposicionamento da marca, com modelos “mais americanos” e a partir de 2030 totalmente elétricos. A aposta em nomes referenciais da marca de Dearborn é para continuar. O Bronco virá para a Europa já no final de 2023 e a próxima geração do Mustang também já está confirmada.

Os modelos para continuar serão o Puma, o Kuga, o Explorer, o Ranger e o Mustang Mach-E. Até 2025 chegarão três modelos elétricos. Contudo, a gama futura organizar-se-á em quatro categorias: o Puma (que terá uma versão elétrica), dentro da oferta Urban Escape; o Explorer na Active Adventure; o Ranger na Ultimate Outdoor; e o Mustang nos Wild Performance.

Weingartner não deixou ainda de abrir a porta à possível introdução da pick-up elétrica F-150 Lightning na Europa, apesar de não se comprometer com uma data. Este modelo já tem toda a produção anual vendida nos EUA.

A Ford espera vender 600 mil carros elétricos até ao final de 2023.

Deixe um comentário

*