Protótipo militar que inspirou Lamborghini LM002 vai a leilão

Teledyne Continental Cheetah

Teledyne Continental Cheetah perdeu o concurso para o Hummer.

O Hummer foi um veículo militar nos EUA em meados da década 1970. Mas na altura houve outros modelos a concurso que ficaram para trás, tais como este Cheetah produzido pela Teledyne Continental. O protótipo, feito pelo Mobility Technology International na Califórnia, foi vendido para a Lamborghini que o exibiu no Salão de Genebra de 1977, embora com algumas alterações, nomeadamente o nome LM002, o modelo que inspirou o Urus. Já a Teledyne Continental continuou a trabalhar no projeto para a apresentar ao exército norte-americano, tendo perdido o concurso para o Hummer.

O motor traseiro V8 de origem Chrysler do protótipo da Lamborghini abriu caminho para um bloco V8 5.9 Diesel da International Harvester de colocação dianteira, acoplado a uma caixa automática de 3 velocidades da GM, e os painéis de fibra de vidro foram substituídos por painéis em alumínio. Os pneus deste modelo 4×4 são uns Goodyear Wrangler GS-A. Foram construídos ao todo 11 protótipos para serem testados pelo exército.

Com menos de 60 mil km no odómetro, este Cheetah de 1981 será leiloado pela Mecum a 6 de janeiro. Estima-se que possa ser arrematado entre 14 e 19 mil euros.

Deixe um comentário

*