VW ID.7 será concorrente do Tesla Model 3

Volkswagen ID.7 EV Prototype

Protótipo apresentado no CES deverá evoluir ainda este ano para um modelo de produção. Seguir-se-á a carrinha e a versão GTX.

No verão passado, a Volkswagen apresentou o ID Aero concept. Agora, aproveitando a realização do CES em Las Vegas, nos EUA, a marca de Wolfsburg exibiu o ID 7, um protótipo mais evoluído e próximo da versão de produção do liftback elétrico. Trata-se de um concorrente direto do Tesla Model 3 que foi apresentado ainda camuflado, embora possa ser visto na versão definitiva através de um QR Code. A revelação final será na primavera.

Feito com base na plataforma MEB, o ID 7 tem 4940 mm de comprimento (mais do que o Passat e o Arteon), 1859 mm de largura, 1529 mm de altura e 2969 mm de distância entre eixos (o mesmo valor do ID Buzz). A marca alemã diz que a versão com mais autonomia permitirá percorrer até 700 km com um único carregamento. Inicialmente, a bateria maior terá 77 kWh.

O ID 7 será o sexto elemento da família ID, e coexistirá na gama, na sua fase de lançamento, possivelmente ainda este ano, com os outros membros do segmento D, o Arteon e o Passat. Mais tarde, contará com uma variante carrinha e com uma variante mais “apimentada” GTX. A gama será formada por versões com um e dois motores. Uma das caraterísticas do ID 7 é a sua performance aerodinâmica, que deverá ser de 0,23 cx.

Por dentro, está previsto que o ID.7 adote um sistema de infotainment reformatado, com um ecrã tátil de 15 polegadas e os comandos da climatização no menu principal, além de uma barra iluminada de controlo da temperatura por baixo do ecrã. Existem ainda saídas de ventilação inteligentes que começam a arrefecer ou aquecer o carro quando este deteta que a chave, e que também aquecem o volante sempre que for necessário. O head-up display com realidade aumentada será de série.

O ID 7 será produzido em Emden, na Alemanha, juntamente com o ID.4.

Deixe um comentário

*